Filmado em Caraíva, “Edite, Matriz do Samba” tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024

O filme “Edite, Matriz do Samba” tem como protagonista Edite dos Santos Silva, uma mulher, mãe, avó e bisavó. Negra, natural da Bahia e reconhecida como matriarca do samba na região de Caraíva, no município de Porto Seguro, no Estado da Bahia. Através das histórias e vivências dos personagens retratados, está sendo possível resgatar e celebrar a rica tradição cultural que molda a identidade desse vilarejo histórico.

“Espera-se que o curta-metragem “Edite, Matriz do Samba” possa se tornar uma peça fundamental na preservação da memória e identidade cultural da região de Caraíva, contribuindo para a valorização e reconhecimento das raízes do samba e de sua importância na comunidade local”, conta Alethea Costa, produtora executiva do filme.

A ideia para o projeto surgiu em resposta à boa recepção dos curtas-metragens anteriores realizados em colaboração com a Saruê Cultural, como “Duca”, filmado em 2021; e “Tazinho – O Homem e o Mar”, filmado em 2022. Com isso, sentiu-se a necessidade de expandir o projeto para incluir outras personalidades que também representam e contribuem para a história de Caraíva.

As filmagens ocorreram em abril de 2024, e o filme tem previsão de lançamento no início do segundo semestre, em uma exibição pública e gratuita. A equipe envolvida, formada por profissionais especializados em suas respectivas áreas, está empenhada em garantir que o legado de figuras como Edite dos Santos Silva seja preservado e compartilhado com as gerações futuras.

“Com a exibição do curta-metragem em espaços públicos e de acesso gratuito, a intenção é ampliar o alcance da produção e promover a reflexão sobre a importância de valorizar as raízes culturais e comunitárias em meio às transformações e desafios enfrentados pela localidade”, complementa Alethea.

Assim, a realização deste projeto audiovisual representa não apenas um registro histórico, mas também uma forma de fortalecer os laços sociais e culturais que sustentam a identidade única de Caraíva e de suas comunidades.

O curta-metragem “Edite, Matriz do Samba”, é uma realização da Saruê Cultural. Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo e tem apoio financeiro da Prefeitura de Porto Seguro através da Superintendência de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Leia também

Laíse Brito recebe homenagem em Salvador

A psicóloga e empreendedora Laíse Brito será uma das dez mulheres agraciadas na 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias. A cerimônia...

Rita von Hunty palestra no IF Baiano sobre poder e conhecimento

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) promove uma palestra com a crítica cultural Rita von Hunty. Na próxima segunda-feira...

Em destaque