AgendaCultura

Filmado em Caraíva, “Edite, Matriz do Samba” tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024

Curta-metragem foi contemplado no edital municipal da Lei Paulo Gustavo em Porto Seguro, Bahia

O filme “Edite, Matriz do Samba” tem como protagonista Edite dos Santos Silva, uma mulher, mãe, avó e bisavó. Negra, natural da Bahia e reconhecida como matriarca do samba na região de Caraíva, no município de Porto Seguro, no Estado da Bahia. Através das histórias e vivências dos personagens retratados, está sendo possível resgatar e celebrar a rica tradição cultural que molda a identidade desse vilarejo histórico.

“Espera-se que o curta-metragem “Edite, Matriz do Samba” possa se tornar uma peça fundamental na preservação da memória e identidade cultural da região de Caraíva, contribuindo para a valorização e reconhecimento das raízes do samba e de sua importância na comunidade local”, conta Alethea Costa, produtora executiva do filme.

A ideia para o projeto surgiu em resposta à boa recepção dos curtas-metragens anteriores realizados em colaboração com a Saruê Cultural, como “Duca”, filmado em 2021; e “Tazinho – O Homem e o Mar”, filmado em 2022. Com isso, sentiu-se a necessidade de expandir o projeto para incluir outras personalidades que também representam e contribuem para a história de Caraíva.

As filmagens ocorreram em abril de 2024, e o filme tem previsão de lançamento no início do segundo semestre, em uma exibição pública e gratuita. A equipe envolvida, formada por profissionais especializados em suas respectivas áreas, está empenhada em garantir que o legado de figuras como Edite dos Santos Silva seja preservado e compartilhado com as gerações futuras.

“Com a exibição do curta-metragem em espaços públicos e de acesso gratuito, a intenção é ampliar o alcance da produção e promover a reflexão sobre a importância de valorizar as raízes culturais e comunitárias em meio às transformações e desafios enfrentados pela localidade”, complementa Alethea.

Assim, a realização deste projeto audiovisual representa não apenas um registro histórico, mas também uma forma de fortalecer os laços sociais e culturais que sustentam a identidade única de Caraíva e de suas comunidades.

O curta-metragem “Edite, Matriz do Samba”, é uma realização da Saruê Cultural. Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo e tem apoio financeiro da Prefeitura de Porto Seguro através da Superintendência de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar