Agenda

Expo Casa Artesanato da Bahia reúne exposição, workshops e loja Pop Up no Shopping Barra

Exposição, workshop e espaço de comercialização de produtos de artesãs e artesão movimentam a Expo Casa Artesanato da Bahia, que vem recebendo um grande público, no Shopping Barra, 4º piso, ao lado do cinema. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade para baianos e turistas conhecerem um pouco a história do artesanato baiano, através da instalação Rotas do Artesanato, além de adquirirem peças criadas com várias técnicas e materiais. O clima fica ainda mais descontraído com a programação musical, com shows de Manuela Rodrigues, às 18h, sábado (29/07) e Mariana Silva, no domingo (30/07).

Objetos de cerâmica, trançados de palha, bordados, roupas e acessórios estão entre os produtos desenvolvidos pelas artesãs e artesãos baianos que podem ser adquiridos na loja pop-up. Os produtos têm encantado o público do Shopping Barra, principalmente os turistas de férias na cidade. De sexta-feira a domingo também há a oportunidade de conversar com a própria artesã ou artesão sobre sua origem, as técnicas e os materiais empregados em suas criações, enquanto confere a Feira Artesanato da Bahia.

Durante a semana, a Expo Casa Artesanato da Bahia vem promovendo oficinas e workshops, alguns abertos ao público, mas que visam a capacitação de artesãs e artesãos. Em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, na última terça e quarta-feira (25 e 26/07), foi realizada a Vivências Ancestrais – Tecendo histórias na palha com mulheres negras. Durante o encontro, as artesãs compartilharam suas vivências em seus trabalhos dos artesanatos da palha do milho, do licuri, da canabrava e da piaçava.

“Vim participar desta oficina porque traz muito saber da ancestralidade dos nossos antepassados. A Expo é um espaço maravilhoso pois, além da exposição, é um lugar de aprendizado. É muito enriquecedor para a gente que tem de estar sempre na ativa e o que aprendi aqui na Vivências Ancestrais vai agregar muito ao meu trabalho”, afirma Rosângela Nascimento, designer de figurinos e acessórios étnicos.

Na próxima semana, o calendário de qualificação destaca a Oficina de Mosaico, das 14 às 18h, na terça-feira (01/08). Já na quinta-feira, será realizado o 3º módulo do Workshop “Precificação 02: valor social x valor financeiro”. Quanto deve custar o seu produto?”, das 15 às 17h.

“A Expo Casa Artesanato da Bahia é um sucesso. O espaço da qualificação é um dos mais importantes neste evento aqui no Shopping Barra. Se você é artesã ou artesão que busca algum tipo de atualização, seja sobre as suas técnicas e estratégias de vendas ou de comercialização, nos procure. Entre no portal do Artesanato da Bahia, busque no calendário de qualificação, que está ocorrendo aqui e aos longos dos meses, e se inscreva, porque a formação é muito importante”, convida Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia.

A realização da Expo Casa Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho. Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio do Shopping Barra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar