Cultura.

Em nova campanha com Ivete Sangalo, Itaipava celebra o amor do nordestino pelo São João

Peças valorizam tradições brasileiras e mostram como o coração do nordestino bate mais forte nesta época do ano

“Ita-no coração, a cerveja do nosso São João” é o novo conceito da Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, para sua campanha de São João. A marca valoriza a tradicional festa brasileira, uma das celebrações mais significativas do Nordeste, retratando como o coração do nordestino bate mais forte nesta época do ano. Para as festividades de 2024, a Itaipava conta com um brilho especial: a participação da embaixadora da marca, Ivete Sangalo, que, além de carregar o orgulho de ser nordestina, ainda é a grande protagonista das peças.

Declaradamente apaixonada pelo São João, Ivete está muito feliz com a parceria na nova campanha, especialmente por ter uma relação pessoal com a festa. “A primeira vez que meu coração bateu mais forte foi numa festa de São João. Me lembro como hoje: estava assistindo ao show de Oswaldinho do Acordeón, na cidade de Senhor do Bonfim, e ele me convidou para subir no palco. Essa foi a primeira vez que me ‘apresentei’. Depois, nunca mais deixei de ficar na beira dos palcos esperando meu momento para subir”, conta Ivete, emocionada.

Com a nova campanha, a Itaipava se conecta com o consumidor nordestino, reforçando seu apoio ao São João. No filme, a marca apresenta o orgulho que as pessoas têm pelo São João e o quanto essa festa faz o coração do nordestino bater mais forte, seja ao escolher um vestido típico, seja para preparar a própria festa, seja ao ouvir o som da sanfona. A peça ainda traz Ivete cantando uma música especialmente feita para o comercial, “Ita-TumTum no meu coração”, cocriada pela WMcCann, agência que assina a campanha 360º, em parceria com o produtor musical Serginho Rezende, da Comando S.

Ainda para a campanha de São João deste ano, a marca incorpora como elemento visual chave o coração, simbolizando o amor do nordestino pelas tradições juninas, de forma que essa mensagem ressoe claramente para o público. “A Itaipava reconhece a importância dessa festa para o povo nordestino não apenas como uma celebração, mas como um momento de reafirmação cultural. Por isso, a marca se compromete em promover e enaltecer esta tradição. A nova campanha é também uma maneira de dizer que a Itaipava está com o coração no São João, junto com cada pessoa que celebra essa época tão especial do ano”, explica Diego Santelices, head de Comunicação e Mídia do Grupo Petrópolis.

A campanha começou a ser veiculada na quinta-feira, 23, nas plataformas de TV e no digital, com destaque para uma colaboração no Instagram entre Ivete e Itaipava, e se estenderá até o dia 30 de junho. A estratégia de comunicação contará com peças digitais que comunicam de forma nacional, com foco de mídia 100% no Nordeste, fortalecendo o laço que a marca possui com o consumidor nordestino.

Lata exclusiva criada para o Nordeste

A Itaipava é a marca de cerveja mais consumida nos lares brasileiros e essa liderança é ainda maior no Nordeste, onde a marca está presente em 30% dos domicílios. “O nordestino ama São João e é o brasileiro que mais consome Itaipava, por isso focamos nossa campanha nessa região, aproveitando mais uma vez a oportunidade de ser a cerveja oficial da festa que o Nordestino mais gosta”, diz Cristiane Rosa, gerente de marketing de Itaipava.

Para reverenciar a cultura local e celebrar a ocasião, a Itaipava criou uma lata comemorativa exclusiva para a festa de São João. Assinada pela WMcCann em parceria com a artista nordestina Cristxine (@cristxine), que também é uma apaixonada pela cultura nordestina e imprime essa paixão em sua arte. Criadas para homenagear a data, as latas serão vendidas exclusivamente em supermercados e lojas de conveniência nas capitais Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Aracaju (SE e Fortaleza (CE), além de ser protagonista no São João de Petrolina. As latas tiveram inspiração na arte naif, que carrega um caráter narrativo e figurativo muito presente na cultura nordestina, com traços genuínos da festa de São João.

“Quando começamos a pensar a campanha, queríamos algo que realmente tocasse o coração dos nordestinos e celebrasse esse evento tão fundamental para a cultura da região. Optamos por incorporar elementos regionais de uma maneira que homenageasse as tradições, como a música típica e a decoração festiva. A ideia do coração não só simboliza o amor pelas tradições juninas, mas também o compromisso da Itaipava em manter essa tradição viva e vibrante, ajudando a potencializar sua divulgação”, conta Alessandra (Lele) Pereira, diretora de criação da WMcCann.

Itaipava no São João de Petrolina

Em 2024, a Itaipava renovou seu patrocínio à festa de São João de Petrolina, trazendo uma série de atividades para enriquecer a festividade. Uma das maiores festas juninas do Nordeste, reunindo milhares de pessoas em 10 dias de evento, entre os dias 14 ao dia 24 de junho (exceto 17), com shows de grandes nomes da música gratuitos para o público.

Quem chegar à cidade para a festa de São João, será recepcionado no Aeroporto Petrolina por um trio de sanfoneiros da Itaipava, vestidos a caráter, que tocarão o melhor do forró, ambientando todos ao clima junino.

Já no espaço do evento, barracas personalizadas da Itaipava servirão como os principais pontos de contato com o público, disponibilizando a cerveja, além de experiências interativas. A marca ainda contará com ativações e espaços instagramáveis.

“O patrocínio a eventos tradicionais como o São João de Petrolina, nos permite conectarmos diretamente com o público por meio de experiências interativas que valorizam a cultura local e fortalecem o reconhecimento e a memória de marca”, comenta José Luis Sinti, head de patrocínio do Grupo Petrópolis.

No camarote Itaipava, haverá uma área de ativação com um estúdio para produção de conteúdo em tempo real. Influenciadores convidados pela marca farão interações diretamente com o público por meio de transmissões simultâneas, além de receber convidados e gerar conteúdo ao vivo. O squad de influenciadores presentes ao São João de Petrolina contará com nomes como Mileide Mihaile (@mileidemihaile), Jojo Todynho (@jojotodynho), Nicole Bahls (@nicolebahls), Cristian Bell (@cristianbell), Tati Machado (@tati), Alvaro Xaro (@alvxaro), Mirela Janis (@mirelajanis) e Yugnir (@yugnir).

Além do São João de Petrolina, a marca também patrocinará o PNZ Sunset, tradicional festa de “esquenta” que acontece no dia 21 de junho, na Marina do Iate, às margens do Rio São Francisco. Neste ano, Nattanzinho (@nattan) será a grande atração da programação, que promete ser um esquenta animado e inesquecível do São João de Petrolina. Como patrocinadora do evento, a Itaipava estará presente com bares e pontos instagramáveis.

Ainda em Pernambuco, Itaipava estará presente em outros eventos com destaque para o Arrasta Pé, principal festival junino que acontece em Recife e região entre os dias 7 e 8 de junho. As ações fortalecem a presença da Itaipava em diferentes pontos do Nordeste e ainda reforçam seu papel em manter viva a essência dessa festa tão importante e significativa para a região.

Fechar