Há quem garanta que a sala de estar seja a “primeira impressão” da casa. Se bem planejadas, clássicas, criativas ou tradicionais, a organização deste espaço demonstra um pouco sobre a personalidade dos seus moradores.
De acordo com a pesquisa “Novas demandas nos lares brasileiros a partir da pandemia” – publicada pelo Grupo Consumoteca, no período de distanciamento social, 85% dos entrevistados afirmaram que passar mais tempo em casa os deixou com mais vontade de cuidar delas, sendo que, abordando um recorte socioeconômico, 75% da classe a revelou a necessidade de fazer modificações na casa para se sentir melhor, enquanto na classe C, esse percentual foi de 69%.
Diante desse cenário crescente de mudanças e reformas, o arquiteto baiano Márcio Barreto destaca que pequenas modificações oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados unindo ousadia, preço baixo e criatividade.
“Uma dica interessante é o uso de texturas, como cimento queimado, ou até mesmo papéis de parede. Esses elementos personalizam a decoração e renovam o ambiente. Além de conseguir diminuir os custos de investimento, o tornamos mais estilizado e com aspecto visual mais limpo”, aconselha.
Explorando os espaços de convivência com as mais diversas formas, cores e texturas, as paredes permitem que o morador seja inovador até mesmo no que parece mais convencional, como os painéis de TV.
“Sair do convencional é um desafio, mas você pode se arriscar em uma versão nova destacando a parede onde se deseja utilizar como painel de TV através de uma pintura diferente” conclui.
Apesar das muitas opções de modelos prontos, existem alternativas que podem personalizar os espaços da casa. Seja como for, o importante é conhecer as alternativas e escolher o que mais combina com você.