Sem categoria

Podcast Observe recebe coreógrafa baiana Cristina Castro

Nesta segunda-feira, 4, um novo episódio da segunda temporada do podcast Observe entra no ar no site www.itaucultural.org.br e plataformas digitais do Itaú Cultural. Tendo como tema central o Planejamento Cultural – Ressignificando os Saberes a Partir da Pandemia, o podcast recebe a coreógrafa e gestora cultural baiana Cristina Castro, do Teatro Vila Velha, um dos espaços de cultura da capital da Bahia.

Ela fala sobre as estratégias de gestão deste espaço e sobre como atuou durante a pandemia de Covid-19. Nesta conversa, mediada por Romulo Avelar, autor do livro O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural e com passagens pelo Grupo Galpão e pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a convidada traz sua experiência como coordenadora de planejamento e projetos e sustentabilidade do Vila Velha e como fundadora da companhia VilaDança, que já percorreu palcos do Brasil, Europa e América do Sul.

O teatro em pauta foi inaugurado em 1964 pela Cia. Teatro dos Novos, criada em 1959, com a proposta de pensar o teatro de forma ampla, explorando novas linguagens, colocando-se na vanguarda das artes cênicas na Bahia. Nessa trajetória, Cristina fundou, em 1998, o Núcleo Viladança, o qual soma mais de 400 apresentações no Brasil e no exterior. Com 11 espetáculos no repertório, o grupo é reconhecido pelo MinC e a UNESCO pelo caráter contemporâneo do uso do movimento para traduzir a dinâmica da atualidade. Atualmente no Viladança é realizada uma série de atividades de intercâmbio, criação, formação artística e de plateia para a dança.

O podcast

Produzido pelo Núcleo do Observatório Itaú Cultural, Observe disponibiliza nesta segunda temporada conversas com gestores culturais de diferentes lugares do país, sobre as experiências e aprendizados do setor diante dos desafios da pandemia, seus impactos e transformações. Serão, ao todo, 10 episódios, com mediação da pesquisadora Maria Helena Cunha e de Avelar – ambos, gestores culturais.

Todos os episódios já estreados ficam disponíveis no site e plataformas digitais do Itaú Cultural. Nos primeiros encontros desta temporada, que tiveram mediação da professora e gestora cultural Helena Cunha, participaram os gestores Edceu Barboza e Monique Cardoso, do Grupo Ninho de Teatro; com o diretor Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, de Minas Gerais; e Antonia Wallig, fundadora e gestora da Associação Cultural Vila Flores, abordou a ação da instituição, sediada em Porto Alegre.

A série com mediação de Avelar foi iniciada com a conversa dele com o músico mineiro Pablo Bertola, do grupo sobre o Ponto de Partida. Serão dele, ainda, todas as mediações dos programas do podcast Observe até o final da temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar