AgendaCultura

Rumpilezz Funfun no Passo ganha continuidade e acontecerá até o final do ano

O projeto leva shows gratuitos da Orkestra Rumpilezz para o Centro Histórico toda primeira sexta-feira de cada mês

Com previsão para encerrar em abril de 2024, o projeto Rumpilezz Funfun no Passo, que começou em outubro do ano passado, conquistou o público e foi prolongado até dezembro deste ano. A continuidade das apresentações foi anunciada no último show da Orkestra Rumpilezz na Escadaria do Passo, no dia 5 de abril, recebendo o aplauso da plateia que, mais uma vez, lotou o espaço e comemorou, junto ao grupo, a permanência da programação. Os shows acontecem sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 19h, na Escadaria do Passo, Centro Histórico de Salvador. O próximo concerto será no dia 3 de maio. O projeto é uma iniciativa do Instituto Rumpilezz, fundado pelo maestro Letieres Leite (in memorian), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município e a Saltur.

Passados dois anos da passagem de Letieres Leite, o Funfun no Passo marca o retorno da renomada Orkestra Rumpilezz aos palcos e às atividades calendarizadas onde tudo começou: na região central de Salvador. Para isso, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás “funfun”, ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra que ficou reconhecida mundialmente pelo protagonismo da percussão afro-brasileira no centro de sua formação. “Realizar esses concertos na primeira sexta-feira de cada mês é fortalecer o espírito de Letieres”, comenta Tiago Nunes, percussionista.

O projeto faz parte de uma ação maior, o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, inaugurado em abril do ano passado como uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, gerida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para dar ao Centro Histórico uma atenção especial. Para a Orkestra Rumpilezz, é um enorme prazer fazer parte deste movimento e integrar essa agenda fundamental para a cidade, levando a música instrumental de raízes afro-baianas para as ruas em concertos gratuitos, abertos ao público de todas as idades.

Pedro Tourinho, titular da Secult, destaca a importância da continuidade do Funfun no Passo não só no aspecto cultural, por tudo que a Orkestra e o maestro Letieres Leite representam, mas também pelo apelo que o evento tem, de musicalidade e ocupação do Centro Histórico de Salvador. “A primeira sexta-feira do mês é sempre funfun. Com esse projeto, que já se estende desde o início da alta temporada em outubro do ano passado, mostramos que a cidade vive além da sazonalidade do verão, reforçando um calendário cultural forte, seguro e cada vez mais potente. Tudo sob a batuta da força do legado de Letieres Leite”, afirmou.

Depois de homenagear Dorival Caymmi e Moacir Santos no concerto de abril, para a primeira sexta-feira de maio a Rumpilezz irá levar para a histórica Escadaria do Passo seu amplo repertório autoral, apresentando principalmente músicas dos álbuns Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (2009) e A Saga da Travessia (2016). Fundada em 2006 pelo saudoso maestro Letieres Leite, a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz.

SERVIÇO
Rumpilezz Funfun no Passo
Onde: Escadaria do Passo – Centro Histórico de Salvador
Quando: 3 de maio (sexta-feira) – 19h
Evento gratuito de classificação livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar