Dicas de Licia

Especialista ensina técnica para aliviar angústias da ansiedade e se concentrar na respiração

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) — com 9,3% dos brasileiros sofrendo do transtorno, em sua maioria mulheres. Durante o primeiro mês de quarentena no país, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, há indícios que os sintomas de ansiedade e depressão duplicaram.

A técnica de meditação conhecida como mindfulness, ou atenção plena, é comprovada em mais de duas centenas de milhares de artigos científicos como eficaz para o combate à ansiedade. “Adversidades são parte da vida e surgirão muitas vezes. Da mesma forma que circunstâncias excelentes também surgirão. Todos fenômenos estão em constante mudança”, diz Renata F. Rocha, especialista em mindfulness e cofundadora do Positiv App, recém-lançado aplicativo brasileiro de meditação, autoconhecimento e bem-estar. Que tal transformar a ansiedade em presença? Veja algumas dicas de Renata a seguir:

1. Respiração

Sente-se em uma postura confortável, feche levemente os olhos e coloque sua atenção no fluxo da respiração. Perceba o ar entrando e saindo de suas narinas.

Perceba com consciência e acolha os efeitos físicos e mentais da sensação de ansiedade em você. No momento da expiração é especialmente proveitoso para gerar mais espaço em sua mente para o aqui e agora.

Deixe que a atenção da respiração contínua, porém relaxada e espaçada, estabeleça sua mente no aqui e no agora.

2. Contemplação

Muitas vezes achamos que nossa felicidade vem de acontecimentos externos. Porém, os acontecimentos externos são sempre impermanentes e não trazem felicidade estável. Mesmo que o futuro seja incerto, proponha-se a cultivar as qualidades da sua mente e do seu coração. Veja se consegue afirmar:

“Aconteça o que acontecer, oferecerei o meu melhor. Melhorarei o que estiver ao meu alcance e não me preocuparei com o que não está ao meu alcance de qualquer forma”.

3. Processo

Veja se é possível apreciar o processo mais que o resultado. Ao apreciar o processo, você foca no que pode ser feito a cada momento. A ansiedade é a manifestação da dificuldade de estar no momento presente, no aqui e no agora. Reflita sobre questão a seguir:

“Como tudo depende de muitas circunstâncias fora do meu alcance, poderei relaxar algum dia se colocar minha felicidade na dependência de que tudo dê certo?”

Devagar, vá fazendo algumas respirações profundas e suaves, sentindo seu corpo físico e sua mente presentes no aqui e agora. Quando quiser, vá abrindo seus olhos enquanto continua respirando profunda e suavemente.

Essa e outras 200 meditações guiadas, além de masterclasses estão disponíveis em áudios no Positiv App para download gratuito na App Store e na Google Play.  São mais de 40 instrutores de diferentes experiências, como a neurocientista Elisa Kozasa, o médico especialista em Ayurveda José Ruguê, o líder indígena Biraci Yawanawá, o consultor de empresas Edu Farah e o surfista de ondas gigantes Carlos Burle.

Diariamente, no perfil @positivapp no Instagram, Renata F. Rocha recebe um convidado ou convidada especial para um bate-papo e uma meditação guiada durante uma live, sempre às 8h da manhã, na campanha #meditacomigo. O objetivo é seguir uma jornada de união pela saúde coletiva e individual. Desde o primeiro dia da campanha, em 19 de março, com a apresentadora Angélica, também instrutora do Positiv, 240 mil pessoas já meditaram com o time do Positiv App.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar