Coluna

20 de Novembro: Da Ghama lança “Não basta ser rasta”, nas plataformas digitais

Da Ghama, cantor, compositor, guitarrista, ativista e fundador do Cidade Negra, lança no próximo dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, nas plataformas digitais e com videoclipe no Youtube, seu mais novo single “Não Basta Ser Rasta”, que faz parte do álbum “BaixAfrikaBrasil”. Disco e música celebram os 30 anos de carreira do artista. “Não Basta Ser Rasta” tem um significado especial pra mim, porque trata de algo fundamental, nos conscientiza pra ir além das aparências, não tomar ninguém apenas pela embalagem.” Acompanhe em @daghamaoficial.

Da Ghama apresenta ao vivo pela primeira vez em Salvador e pré-lança “Não Basta Ser Rasta” na Reggae Night, que no próximo dia 18 de novembro, com os shows de Da Ghama e Gil Felix agita, a partir das 20h, a Casa Ubuntu Masai, na Rua do Passo 19, Santo Antônio Além do Carmo. Os dois artistas  apresentarão também músicas que são grandes sucessos de suas carreiras.

O cabelo não conta

 “Não Basta Ser Rasta”, segundo Da Ghama, é uma canção emblemática:

“A mensagem me faz lembrar uma frase de Malcolm X quando voltou de uma visita ao Islã: ‘Nem todo preto é irmão, nem todo branco é inimigo’. Ele se deu conta de que o mal não está na cor da pele, no invólucro, na aparência.”

O reggae é apenas entretenimento
Mas pode libertar mentes e almas
Dança e música com sentimento
Rolando sem ódio, rolando sem trauma

Não basta ser rasta
É preciso ser puro o seu coração
Não basta ser rasta, não
Pra obter graça é preciso perdão

Não basta ser rasta
É preciso estar certo da convicção
Não basta ser rasta, não
É preciso ser justo em sua razão

Da Ghama foi cativado por essa mensagem, “porque exalta atitudes bacanas, positivas, dignas”. As enormes carapinhas, ou dreadlocks, tidas como sagradas pelos rastas, servem como referência:

“Essa música me leva pra esse pensamento, de caras que usam dreadlocks mas não são rastas autênticos, pois não respeitam o irmão, não respeitam a própria mulher nem o planeta. Isso não bate com o propósito e o comportamento dos rastas. O que realmente interessa não está no cabelo, no visual. Essa música da Tribo é toda ótima, tem imagens lindas, tem o azul do Caribe e o sol do Nordeste, nos faz viajar, mas é esse refrão provocante o que me fez querer gravar, pra levar adiante essa ideia com a minha interpretação. ”

Quis a vida que “Não Basta Ser Rasta” chegasse com tudo. Adiado pela pandemia, o lançamento do single acontece em um momento crucial, com o jogo das aparências rolando solto a bordo de fake news e negacionismo. Apontar o dedo, denunciar injustiças, exigir direitos – o reggae foi feito pra isso.

Mais sobre Da Ghama

Da Ghama construiu sua trajetória na música como compositor, cantor, guitarrista, produtor musical e fundador do grupo de reggae mais famoso do Brasil na década de 90, o Cidade Negra. O menino que sonhava alto idealizou a banda e, com garra e espírito empreendedor, construiu junto ao grupo uma trajetória sólida. foram 22 anos de sucesso e muitos encontros importante com artistas nacionais e internacionais como Gabriel, O Pensador, Mv Bill, Arlindo Cruz, Gilberto Gil, Lulu Santos, Herbert Vianna, Nando Reis, Marisa Monte, Jimmy Cliff, Inner Circle e Shabba Ranks.

Em carreira solo, com inúmeros projetos tocados pela Reggae Brasil Produções Artísticas, Da Ghama já lançou dois CDs autorais : “Violas e Canções”, onde explora novas sonoridades como o samba-bossa e o pop, mas sem nunca abandonar o reggae, e BaixAfrikaBrasil onde vai fundo nas questões sociais chamando atenção para questões ecológicas, da mulher, do trabalhador, do racismo estrutural, para áreas carentes e esquecidas, e para o amor. o álbum é um trabalho peculiar de resgate de suas raízes, destacando o reggae em toda sua grandeza e intensidade.

Serviço:

Lançamento do single Não Basta Ser Rasta

Data : 20 de novembro nas plataformas digitais

 

Reggae Night – shows de Da Ghama e Gil Felix

Participações:  Tulaine Massai, Tarcisio Selektah e Marcone Silva

Data: 18 de novembro

Horário: 20h

Local:  Casa Ubuntu Masai, na Rua do Passo 19, Santo Antônio Além do Carmo

Ingressos: Individual R$ 25,00 / Casadinha R$ 35,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar