AgendaCultura

Espetáculo “Pulsações” celebra a obra de Clarice Lispector com apresentações gratuitas em Salvador

As atrizes Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso trazem à vida as questões existenciais, críticas e criativas presentes na obra de Lispector, sob a direção de Érico José.

No próximo dia 01 de junho de 2024, o Teatro Xisto Bahia, em Salvador, será palco do espetáculo “Pulsações”, livremente inspirado no livro “Um Sopro de Vida”, de Clarice Lispector. Com sessões gratuitas às 17h e 19h, “Pulsações” mistura teatro, dança, canto, performance e poesia para explorar a natureza humana, a arte e, sobretudo, o feminino.

As atrizes Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso trazem à vida as questões existenciais, críticas e criativas presentes na obra de Lispector, sob a direção de Érico José. O compositor e diretor musical Luciano Salvador Bahia compôs canções inéditas, com letras extraídas dos textos de Clarice, interpretadas pela cantora Aline Lobo.

“Um Sopro de Vida é um livro repleto de relações entre o pensamento existencial de Clarice e as questões práticas da vida. Isso foi fundamental para construir a corporeidade das atrizes. O espetáculo é cheio de surpresas e reviravoltas, e não segue uma lógica linear, tratando de muitas sensações ao mesmo tempo”, explica Érico JosÉ.

A peça, dividida em três quadros, utiliza diferentes linguagens artísticas como canto, improvisação, teatro físico, dança, performance, comicidade e palhaçaria, criando uma rica visualidade e uma entrega intensa das artistas em cena.

“Por ser uma grande escritora, uma das maiores do mundo, a obra de Clarice é muito cênica. Alguns de seus livros têm trechos que são quase diálogos teatrais. É sempre gratificante trabalhar com sua obra pela profundidade e qualidade literária, que permite um trabalho imagético sobre a cena”, comenta Érico.

A trilha sonora, essencial na montagem, inclui músicas originais e canções como “Você e Você” de Gilberto Gil e “Que o Deus venha” do Barão Vermelho, com letra de Clarice Lispector. “O público pode esperar uma experiência tocante, visualmente impactante e emocionante”, completa o diretor.

Além disso, as duas apresentações serão filmadas com o objetivo de transformar o espetáculo em um filme, ampliando ainda mais o alcance da obra.

SERVIÇO

Pulsações
Local: Teatro Xisto Bahia
Data: 01 de junho de 2024
Horários: 17h e 19h
Entrada: Gratuita

Os ingressos já podem ser retirados no Sympla :Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar