Abelhas sem ferrão são utilizadas no monitoramento ambiental

Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Embrapa Florestas, firmaram convênio para desenvolver projeto piloto de monitoramento de abelhas nativas sem ferrão do entorno da Barragem Piraquara I. O projeto terá a participação de pequenos produtores rurais moradores da região e vai realizar, também, um inventário de espécies de abelhas sem ferrão presentes na região de estudo.

O objetivo é analisar a saúde das abelhas nativas como um indicador de qualidade ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Piraquara, manancial de abastecimento público da Região Metropolitana de Curitiba. E também estimular os produtores a adotarem a meliponicultura como alternativa de renda e atividade ecologicamente adequada em área de proteção.

O convênio de cooperação foi assinado em agosto último e será desenvolvido até agosto de 2023. A Sanepar disponibilizará técnicos e as dependências do Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra (CEAM). A Embrapa Florestas, além do conhecimento técnico e coordenadora das pesquisas em campo, também disponibilizará técnicos, laboratórios e coleções para o andamento das pesquisas.

Neste início de setembro, será iniciado o período de levantamento de abelhas sem ferrão. As amostragens serão feitas periodicamente no entorno da barragem e no CEAM. No projeto, serão usadas caixas para a instalação de novas colônias locais em uma coleção viva que represente a diversidade local de abelhas sem ferrão.

Leia também

Rachel Reis apresenta álbum Divina Casca na Concha Acústica do TCA

A cantora e compositora Rachel Reis sobe ao palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 28 de junho (sábado) , às 19h , para apresentar...

Henrique & Juliano retornam a Salvador e Grelo grava EP ao vivo

No próximo sábado (26), a Arena Fonte Nova apresenta o show da dupla Henrique & Juliano em Salvador. A vinda à capital baiana é comemorada pelos...

Em destaque