Cultura

Poesia, literatura e ancestralidade são destaques na Mostra ‘Vivedores de Ganho Ontem e Hoje!’

Programação segue durante todo durante o mês de novembro no Centro Histórico

Acontece até o dia 30 de novembro a mostra ‘Vivedores de Ganho, Ontem e Hoje!’, como parte do projeto Arte e Ancestralidade, uma parceria entre a arte e a história. A exposição está aberta ao público de segunda a sábado, das 9h às 17h na Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) – Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17, Centro Histórico de Salvador.

Idealizada pelo Ateliê Sérgio Amorim Artes, a mostra apresenta por meio das artes visuais, da poesia e da literatura, a ancestralidade e a contemporaneidade de sobrevivência do povo brasileiro e do trabalhador, em sua maioria descendentes de negras e negros escravizados, em paralelo com as profundas consequências sociais e econômicas que assolam nosso país.

Também contribui com a SPD, nos seus quase 200 anos de existência de trabalho em prol das causas para a comunidade, e promove a reflexão sobre a importância e reconhecimento dos descendentes de africanos na construção da sociedade brasileira, suscitando questões sobre igualdade social, inclusão e importância da cultura afro-brasileira. A curadoria está a cargo de Sérgio Amorim, Luzimar Azevedo, Adinelson Filho e Yara Guedes.

Os curadores Luzimar e Sérgio falam que a escolha da SPD para receber a exposição ‘Vivedores de Ganho Ontem e Hoje!’ se deu pela sua importância histórica para o povo negro brasileiro.

Na mostra, o público pode conferir mais de 50 obras, dos 27 artistas participantes, expostas nos dois andares do casarão. De acordo com a curadora Luzimar Azevedo, no primeiro piso é possível ver e sentir a história da SPD. “Logo ao entrar no primeiro andar a mostra é anunciada e é onde existe a composição entre a arte e a ancestralidade, como vida e história da SPD”, explica.

Além da exposição, dentro do projeto Arte e Ancestralidade, o jornalista e poeta Fernando Coelho irá publicar um livro-reportagem para contar a história da SPD e do seu fundador, Manoel Victor Serra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar