Coluna

Núcleo de Ópera da Bahia abre inscrições para audição de cantores e cantoras líricas para a Ópera Jelin

O Núcleo de Ópera da Bahia – NOP, está com as inscrições abertas para a audição com cantores e cantoras líricas para a Ópera Jelin, de Aldo Brizzi, com colaboração, no libreto, de Bruno Masi, que será apresentada em Salvador em abril de 2024. Serão definidos dois elencos, um principal e um reserva. Na ópera há personagens que representam todas as idades, portanto as audições são abertas a cantores sem limite de idade. O NOP é uma companhia idealizada por Aldo Brizzi e Graça Reis em 2016, que criou um núcleo especializado em ópera de raízes afro-americanas, uma companhia de Ópera Baiana, explorando a potencialidade dos cantores líricos da Bahia e dos demais artistas de diferentes segmentos envolvidos na produção de uma Ópera. As audições são totalmente gratuitas e acontecerão em duas etapas:

Primeira etapa: cada integrante deve enviar link de um vídeo cantando uma ária que melhor o/a representa. Esse link deve ser enviado até 10 de dezembro. O(a)s pré-selecionado(a)s para a segunda etapa serão avisado(a)s por e-mail até o dia 15 de dezembro e receberão partes da ópera Jelin para estudar. A base musical também será enviada junto com a partitura (tanto a redução do piano, quanto a maquete com a simulação digital da orquestra) portanto, não será necessário o pianista acompanhante para a segunda etapa.

Segunda etapa: O(a)s pré-selecionado(a)s irão se apresentar presencialmente para uma comissão em Salvador nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Para candidatos que não residam em Salvador, essa audição poderá acontecer online. O(a)s selecionado(a)s para integrarem o elenco da Ópera Jelin serão avisado(a)s por e-mail até o dia 15 de janeiro.

Obs.: Para as audições, o deslocamento e hospedagem devem ser custeados pelos cantores e cantoras pré-selecionado(a)s para a segunda fase.

Para quem se destina: Essa chamada é aberta a cantores e cantoras líricas, sem limite de idade ou barreiras geográficas, tendo apenas como requisito básico pronunciar bem a língua portuguesa. O(a)s interessado(a)s devem ter disponibilidade para realizar os ensaios que antecederão as récitas que acontecerão em abril de 2024. As datas exatas serão passadas aos pre-selecionado(a)s para a segunda etapa.

A proposta financeira para a realização do trabalho será apresentada aos pré-selecionado(a)s para a segunda fase das audições, bem como toda a parte contratual que será coordenada pela Com Arte Produções e Absolutec Cultural.

A comissão julgadora será formada pelos cantores do Núcleo de Ópera da Bahia: Graça Reis, Irma Ferreira, Carlos Eduardo Santos, Carlos Morais, Josehr Santos e pelo diretor musical e compositor Aldo Brizzi.

Link para formulário de Inscrição:

https://forms.gle/j9JY4HoCn1L64E2P6

Os papéis disponíveis são:

Jelin – barítono alto (tipo Gianni Schicchi) – 2° elenco

Maicon – tenor lírico leve (tipo Nemorino com inflexões às vezes de Rinuccio) – 2° elenco

Mané – baixo barítono (cômico com inflexões nostálgicas) – 1° e 2° elencos

Jefferson – barítono alto e engraçado – 1° e 2° elencos

Nomine – soprano tipo Cherubino (a extensão vai até lá agudo, mas deve ser uma voz bem clara) (representa um menino de onze anos) – 1° e 2° elencos

Sara – soprano lírico spinto – alcance até Ré agudo – 2° elenco

Maria – soprano lírico – 2° elenco

José – barítono clássico com legato e sem muito vibrato – 2° elenco

Anjo solista – soprano (ou contratenor) – quase madrigalista ou vocalidade monteverdiana – 1° e 2° elencos

Grupo de Anjos – soprano e mezzo-soprano (ou contra-tenor) em formação coral a duas vozes – vocalidade: como o Anjo solista (os Anjos também participam como “Moças da Festa”) – 1°elenco

Mago 1 – baixo – 2° elenco

Mago 2 – tenor – 1 e 2° elenco

Mago 3 – barítono – 1° e 2° elenco

Soldado – tenor (voz quase de musical, cantado quase falado) – 1° elenco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar