Coluna

Expo Carnaval encerra com elogios por reunir palestras, música e cidades carnavalescas do país

O balanço e a descontração de Ivete Sangalo coroaram o sucesso da Expo Carnaval Brazil, encerrado na noite de sábado (15/10), no Centro de Convenções Salvador. Após dois dias de evento, congressistas, artistas e o público em geral se confraternizaram com o show da famosa cantora baiana, que contou com a participação da banda Olodum. Durante dois dias, o evento reuniu nomes importantes do setor no Carnaval Academy, com vários painéis que trouxeram propostas, ideias e discussões sobre o retorno do Carnaval no país, após a ausência de dois anos por conta da pandemia.

Cerca de 10 mil pessoas circularam nos dois dias de feira e os shows receberam um público de 4 mil pessoas nas apresentações de Alceu Valença e Timbaladies com Carlinhos Brown (sexta) e 5 mil na noite de Ivete Sangalo e Olodum (sábado).

Na sexta, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, expressou o seu entusiasmo na abertura do evento. “Bastou olhar para a decoração desse pavilhão e o coração começou a bater mais forte. A Expo Carnaval Brazil não poderia acontecer em outro lugar que não fosse Salvador. Temos representantes de diversos estados e poderemos discutir diversas iniciativas, ações para fortalecer a folia e estimular o surgimento de diversos negócios “, disse. A Prefeitura de Salvador é uma das patrocinadoras do evento.

O prefeito lembrou que estava faltando 125 dias para o carnaval e revelou os investimentos da prefeitura para o retorno da festa após a pandemia. “A festa do próximo ano vai superar o período anterior à pandemia, devendo contar com cerca de R$1,5 bilhão em investimento, além de gerar mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, somente nessa indústria. O Carnaval tem capacidade de projetar Salvador para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

ENCERRAMENTO

Durante sábado, nos intervalos dos painéis, as intervenções musicais reforçaram o clima carnavalesco no evento. O Bloco Ilê Aiyê abriu o primeiro dia, que prosseguiu com as apresentações dos blocos afros Muzenza, Malê de Balê Cortejo Afro. Voltaram a se apresentar a Escola de Samba Mancha Verde (SP), Nação do Maracatu Aurora Africana (Recife e Olinda), banda de rua Babadan (Belo Horizonte) e Escola de Carnaval (Brasília).

“A Expo Carnaval atingiu o seu propósito de unir pessoas e crenças de todo o Brasil. Pertencimento, respeito às diferenças, desenvolvimento econômico e políticas públicas, nada ficou de fora. Ver a beleza da negritude, que compõe a base do povo brasileiro e do carnaval, foi emocionante. Agora é hora de refletir e agir para concretizar essas transformações sociais e econômicas que o Carnaval tanto precisa”, comenta Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil, realizadora do evento.

Entre mais de 60 expositores, destaque para os pavilhões criados pelas cidades participantes, como Salvador, Recife, Olinda, Rio de São Paulo, Brasília Belo Horizonte. O espaço da Casa do Carnaval foi um dos mais concorridos, com oficinas e apresentação de vários artistas como Gilmelândia , os Autorais e Magary Lord.

“Foi muito importante esse primeiro momento e a gente sabia que a primeira edição seria realmente um desafio para as pessoas entenderem. É um evento inédito, em um formato que, ao contrário de outros setores, não existiam para o mercado de entretenimento. Então, as pessoas não tinham essa referência do que seria essa junção de conteúdo em uma expo para falar de carnaval, estratégias, negócios e futuro, junto com intervenções artísticas e shows. Acho realmente que a Expo Carnaval Brazil foi um divisor de água”, afirma Bruno Portela, diretor de Operações da Zum Brazil.

O Carnaval Academy foi aberto pelo publicitário Maurício Magalhães, que falou para um grande público sobre Criatividade e Geração de Valor. O baiano revelou que está produzindo uma série sobre Carlinhos Brown, chamada Candeal, prevista para estrear no próximo ano na HBO. A programação de palestras prosseguiu com Gil Giardelli falando de Metaverso e com o tema “Micaretas do Brasil”bate papo que reuniu Artemio (Folianopolis), Fabiano (Pré Caju), e Zé Augusto (Micareta Salvador e SP).

Os painéis prosseguiram à tarde com Gringo Cárdia e Elísio Lopes falando sobre “A experiência de viver um Grande Espetáculo”, com Gringo Cárdia e Elísio Lopes. Já a “Economia do Carnaval para os Negócios” foi tema da conversa com Tereza Santos (CEO SYMPLA), Doreni Caramori (ABRAPE) e Joaquim Nery Filho (Presidente do Concar). A programação foi encerrada no bate papo sobre “Carnaval & ESG”, que reuniu Fabio AlmeidaAndré Porciúncula (Denfensor Nacional de Direitos Humanos), Leana Mattei (Mestra em Desenvolvimento Social) e Monique Evelle.

A Expo Carnaval Brazil é patrocinada pelo Sebrae, Belotur (BH), Empetur (PE), São Paulo, Rio de Janeiro, Secet (Brasília), Secult (SSA), Itaipava e TNT. O evento tem exclusividade das marcas oficiais Itaipava, Shopping da Bahia, Hotéis Accor, Plus Turismo e Rede Bahia. A sua realização tem o apoio da Saltur, Abav, Abape, Abrape, Alô Alô Bahia, Conselho Baiano de Turismo, Salvador Destination, Licia Fabio Produções, Fenasamba, Rede Cidades Carnaval, Convention Bureau, Panrotas, Centro de Convenções Salvador, Lets Go e Marter Dei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar