Coluna

No Carnaval 2024, Ilê Aiyê homenageia líderes fundadores e celebra os 50 anos do bloco

Haja pompa para o desfile carnavalesco do Ilê Aiyê no esplendor dos seus 50 anos. Vê-lo passar na avenida será como ver o Mais Belo dos Belos agora com as marcas da maturidade, com a experiência de quem resistiu, lutou, abriu caminhos e chegou poderoso até ali. Apesar das cinco décadas, é cedo para dizer que venceu, mas tempo suficiente para olhar para o mundo e saber que fez a diferença.

O tema é uma reverência aos seus fundadores “Vovô e Popó, com as bençãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. Ah se não fosse o Ilê”. A celebração dos 50 anos do Ilê na verdade é uma celebração à vida de todos os blocos afro do país, e especialmente à Ialorixá Mãe Hilda Jitolu, que abençoou, protegeu e deixou um legado valioso enquanto incentivadora da educação e da conscientização da comunidade negra e periférica.

A maior festa de rua do mundo começa na quinta-feira (8) e marca o início do reinado de Larissa Valéria Sá Sacramento, moradora do Curuzu e eleita a Deusa do Ébano 2024 durante a 43ª edição da Noite da Beleza Negra. Ao seu lado, também estreiam as princesas Lorena Xavier Silveira Bispo e Caroline Xavier de Almeida. Este ano, o Ilê faz uma participação especial na abertura do Carnaval de Salvador, na Praça Castro Alves, às 20h, juntando-se com grandes nomes da música baiana, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem.

No sábado (10), é quando acontece a tradicional e concorrida cerimônia saída do bloco no Curuzu. O ritual de fé abre caminhos e abençoa o Ilê Aiyê, tendo à frente a Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, Hildelice Benta dos Santos. Terá cânticos para os orixás e a percussão dos tambores subindo a ladeira. Também não faltarão as bacias de milho, pipoca e pó de pemba para pedir boas energias e um grande Carnaval a Oxalá e Obaluaê. As pombas brancas são uma beleza à parte, também dedicadas a Oxalá.

O Carnaval do Ilê Aiyê 2024 conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, e do Governo do Estado da Bahia através do Programa Ouro Negro, da Secretaria de Cultura, e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

PROGRAMAÇÃO

Depois do tradicional ritual da saída do bloco na Ladeira do Curuzu, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente horas depois no Corredor da Vitória, onde a entidade inicia o seu primeiro desfile em circuito oficial, o Osmar, às 2h do domingo, em direção à Praça da Piedade.

Na segunda-feira (12), às 18h, haverá a Concentração no Corredor da Vitória, onde o desfile inicia às 19h no Circuito Osmar, no Campo Grande. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o espetáculo cênico-musical do bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval, com destaque para o carro que se transforma em um verdadeiro altar para a rainha e as princesas recém-eleitas.

Na terça-feira (13), o bloco faz seu terceiro e último desfile carnavalesco com concentração às 18h no Corredor da Vitória, e desfile previsto para iniciar às 19h no Circuito Osmar. O bloco aniversariante vai se despedir da folia transbordando alegria e arrastando todos os negões e negonas que têm a entidade carnavalesca como um ícone de resistência e luta por igualdade racial.

As fantasias do bloco Ilê Aiyê podem ser adquiridas na Senzala do Barro Preto (Curuzu). A entrega para os associados começa dia 7 de fevereiro, às 15h.

SERVIÇO:

Abertura do Carnaval – 08/02/24 (Quinta-feira)

Praça Castro Alves (Campo Grande)

Saída prevista: 20h

1º Dia – 10/02/24 (Sábado)

Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Axé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu às 21h

Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade.

Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (09/02), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar.

2º Dia – 12/02/24 (Segunda-feira)

Circuito Osmar (Campo Grande)

Concentração às 18h no Corredor da Vitória

Saída prevista: 19h

3º Dia – 13/02/24 (Terça-feira)

Circuito Osmar (Campo Grande)

Concentração às 18h no Corredor da Vitória

Saída prevista: 19h

TEMA: “Vovô e Popó”, com as bençãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. Ah se não fosse o Ilê”

FANTASIA: R$ 900

INÍCIO ENTREGA FANTASIAS: 07/02 – 15h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar