Agenda

Escola Ambiental celebra 26 anos com missa cantada e lança projeto Música das Nascentes

Neste domingo, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Capela de Santo Antônio da Escola Ambiental, em Barra do Pojuca, será celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 26 anos da Escola Ambiental. Este ano a Missa será cantada pelo Coral de Crianças da Escola Ambiental, tendo como solista convidada a soprano Irma Ferreira, com acompanhamento da filarmônica Oficina de Frevos e Dobrados. Os cantos presentes na celebração serão da composição intitulada “Missa Ambiental”, do maestro Fred Dantas, que foi gravada em CD com participação do Madrigal da Ufba, como resultado do Prêmio Caixa Cultural em 2008. O celebrante será o padre Euclides Moreira.

Logo após a missa, no salão da Escola, haverá um momento artístico com o grupo Catequese Musical, coordenado pelo professor Jean Santos, uma iniciativa de inclusão social de jovens do Beiru, em Salvador, que tem como base a formação moral e religiosa, junto com a prática do canto e de instrumentos como o violino e violoncelo.

Na ocasião será anunciado o projeto Música das Nascentes, que vai incluir um grupo de crianças e adolescentes da região da Estrada da Tiririca, zona rural de Barra do Pojuca, Camaçari, oferecendo educação musical com base na didática das Filarmônicas, junto com o conhecimento e proteção das quatro nascentes de água pura que afloram na reserva natural onde a Escola Ambiental se localiza.

A Escola Ambiental é representada legalmente pela Fundação Eco Educativa Fred Dantas e tem como apoiadores a Secretaria Municipal de Educação de Camaçari, que mantém nas suas instalações uma Escola Municipal, do pré-escolar ao 5° ano, e pela Associação Conexão Vida, uma iniciativa originada entre católicos italianos, que cuida da inclusão social mesmo quando os jovens já ultrapassaram a etapa de estudar na Escola Ambiental.

Uma dessas iniciativas é a Filarmônica Ambiental, que desde 1997 vem criando várias turmas de instrumentistas leitores de partitura que, se em maioria não seguiram a música como profissão certamente se tornaram pessoas com melhores noções de convivência, responsabilidade e gosto artístico.

O projeto a ser lançado,  Música das Nascentes, tem benfeitores e amigos que trabalham comprometidos e de forma anônima. Para a realização do evento  a Escola Ambiental agradece à diretora da Escola Municipal, Mel Lopes, à coordenadora local da Fundação Eco Educativa, Liriana Oliveira, ao mestre da Filarmônica Ambiental, Cayo Brito e ao responsável pela manutenção da área verde, Vanderlei Mita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar