Gastrô

Coquetelaria autoral, comida de boteco e regionalismo: A experiência Zambi Bar

Bar oferece novo cardápio especial com harmonização de drinks e petiscos, assinados por Junior Queiroz e colaboração de Dan Morais

O Zambi Bar, comandado pelo mixologista Junior Queiroz, oferece uma experiência gastronômica com coquetéis e comidinhas que refletem a Bahia e seus elementos a todo momento. Situado no turístico bairro da Barra, recentemente, a casa incrementou ao cardápio novos drinks especiais que harmonizam com os recém lançados petiscos, frutos da colaboração e consultoria do chef Dan Morais.
Proporcionar essa experiência ao paladar do cliente não é tarefa fácil. A escolha dos ingredientes, a combinação de elementos, a tradição da casa e o gosto do público, tudo isso tem que ser bem estudado e manejado com criatividade. Tarefa essa que o mixologista e chef mergulharam de cabeça. “Fiquei muito feliz com o convite de Junior pra fazer essa parte nova do cardápio do Zambi. Eu gosto muito do estilo de coquetelaria dele, que conversa com os ingredientes não só aqui do recôncavo baiano e da ilha, mas também de toda Bahia”, reforça Dan Morais.

Neste novo cardápio de harmonizações, um dos carros chefes é o Bolinho de Língua. Um clássico da comida de boteco que ganhou versão com um forte ingrediente da culinária baiana e nordestina: a língua bovina. Marinada por 24 horas, a iguaria é empanada e frita, depois servida com molho lambão. O drink de acompanhamento é A Mina, um mix de bourbon, licor de jabuticaba, bitter de araçá e damasco. Outro prato popular e tão querido pelos baianos, a rabada, também ganhou nova roupagem e entrou no menu como croquete. “A gente quis trazer essa pegada baiana, raiz, mas repaginada. Para fazer jus à coquetelaria do Zambi” explica Morais. O frescor do drink Das Canas dá o toque final para a experiência através dos sabores do rum branco, licor de limão, limão taiti e manjericão.

A comida afetiva e a imersão dos sentidos não parou por aí. Até a influência de elementos da culinária asiática se fundem ao regionalismo em outro grande destaque do cardápio, o Rolinho de Queijo Coalho. “A gente uniu o clássico queijo coalho com melaço com a identidade do Zambi, que é o melaço de pimenta doce” comenta Junior. O rolinho com massa de harumaki é frito, o que gera uma crocância e textura especial junto ao queijo, e é servido com o autêntico melaço de pimenta doce da casa. Quem acompanha o aperitivo é o coquetel Bem Bahia, uma combinação de vodca, melancia, limão galego, xarope e creme de gengibre que carrega muita leveza e sensação de frescor.
Os drinks tradicionais, os clássicos da casa, e as novas criações, assim como o menu de comidinhas, estão todos disponíveis no Zambi Bar de terça a sábado, das 17h às 00h30. O espaço fica na rua Lord Cochrane, no bairro da Barra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar