Coluna

Começam as celebrações pelos 50 anos de arte de Viga Gordilho

Com o Workshop “Transparências e fragilidades atemporais”, com Teresa Almeida, na Escola de Belas Artes da UFBA, começa nesta segunda-feira, 2 de maio, o ciclo de ações que celebram os 50 anos de arte da artista visual Viga Gordinho. Com coordenação de Eriel Araújo, o workshop será realizado nas salas de cerâmica da Escola de Belas e a proposta é a (re)-utilização e (re)-criação: reciclagem de vidro utilitário incolor na criação de folhas sagradas em vidro.

Na quarta-feira, dia 4 de maio acontecem, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, a palestra “Transparência, Opacidade e Luz”, com a artista portuguesa Teresa Almeida – Profª.  Drª. da FBAUP e o lançamento do livro “ComparTRILHAmentos Poéticos – um memorial em tempo gerúndio”, fruto da sua defesa para Professor Titular da UFBA, realizada em junho de 2020.

Ponto alto da celebração – Artista visual, professora e pesquisadora, Viga Gordilho abre sua exposição retrospectiva “ComparTRILHAmentos Poéticos – Vida e Obra”, no próximo dia 5 de maio, quinta-feira, às 19h. Na mostra ela apresentará suas pesquisas artísticas,  reunindo  fotografias, pinturas, objetos e livros publicados, que pontuam sua trajetória, e trabalhos inéditos realizados durante a pandemia. A exposição tem curadoria de Luiz Alberto Freire.

Outros eventos – No dia 16 de maio, às 15h, no Museu de Arte da Bahia, será realizada a inserção das peças criadas no workshop na instalação “Trilhas de Cristal”, de Viga Gordilho, com a presença da artista; no dia 8 de junho, às 17, também no MAB, acontece a palestra “Registros e reflexões sobre o processo criativo”, com a artista Viga Gordilho.

A mostra “ComparTRILHAmentos Poéticos – Vida e Obra” fica em exposição até 19 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar