Coluna

Vai curtir o Carnaval? Saiba cuidados essenciais com o corpo durante a folia

Nutricionista, dermatologista e fonoaudióloga trazem dicas essenciais para se manter saudável durante os festejos.

Com a chegada do Carnaval, é essencial estar atento não apenas à diversão, mas também aos cuidados necessários para se manter saudável durante todos os dias de curtição e também após a folia. A dermatologista Dani Menezes, a nutricionista Nelciene Borges e a fonoaudióloga Valéria Rezende, do corpo clínico da Áurea Dermatologia, trazem algumas dicas importantes para cuidados durante os festejos de verão.

Com o sol intenso e aumento das temperaturas, é indispensável o uso do protetor solar e ingestão de água, artifícios essenciais para evitar prejuízos à pele e desidratação, tanto para quem está nos trios, quanto para quem curte pelas ruas. Segundo a dermatologista Dani Menezes, é muito importante nesses dias de longas horas de exposição ao sol, que seja escolhido um protetor solar resistente à água e suor.

“Nesse período que vamos pular e dançar bastante, é preciso ter um cuidado ainda maior na escolha dos produtos. Para proteger bem a pele, o ideal é optar por protetores tanto para corpo quanto para o rosto, que sejam resistentes à água e suor, e claro, não esquecer de reaplicar pelo menos a cada 3 horas.  Para o rosto é bacana procurar por protetores que sejam em bastão, porque facilita a reaplicação”, explica.

Dani também ressalta que os cuidados com a pele não devem ser apenas antes de ir para folia, após chegar em casa é imprescindível a remoção da maquiagem e glitter, além da utilização de um hidratante adequado. “Não retirar a maquiagem ou reaproveitar para o outro dia, pode gerar o aparecimento de acnes. Remover a maquiagem de forma eficaz é crucial para a saúde da pele, deste modo, utilize algodão por ser mais suave em conjunto com a água micelar ou cleansing oil. Se após a higienização permanecer com glitter, pode aplicar óleos naturais, como o de coco ou mineral (óleo de bebê) para remoção total com ajuda do cotonete, sem esfregar agressivamente. Após esse processo, remova com o sabonete específico para o seu tipo de pele e aplique um hidratante também de acordo com o seu tipo de pele para mantê-la saudável, hidratada e equilibrada.”

Quanto aos cuidados para evitar o ressecamento da pele durante as festividades, a dermatologista sugere hidratação tópica, ingestão de água, evitar banhos quentes, além do uso constante de protetor solar e roupas leves.

A nutricionista Nelciene Borges enfatiza a importância de prevenir a desidratação e fazer uma dieta específica. “O principal cuidado para evitar níveis de desidratação é beber água. Porém, se tratando de um evento como festas prolongadas como é o caso do Carnaval, esse cuidado deve ser redobrado, visto que estamos falando de uma festividade que envolve vários fatores que podem elevar ou acelerar a perda de líquido corporal rapidamente e com isso trazer vários riscos para a saúde humana. O calor intenso, ritmo acelerado, a aglomeração de pessoas, uso de bebida alcoólica excessiva, alimentação pobre em nutrientes, privação do sono, podem ser muito prejudiciais. O melhor cuidado é evitar a ingestão de álcool em excesso,  lembrando de quando beber associar com água, sucos ou água de coco, pois o álcool aumenta a desidratação celular. Mantenha uma dieta nutritiva antes e durante a folia, evitando comidas gordurosas e açucaradas. Respeite o descanso, o sono em dia ajudará a manter o nível de homeostase corporal e melhora a imunidade”, argumenta.

Nelciene pontua que os foliões devem estar atentos aos sinais do corpo. “O ideal é evitar a exposição excessiva ao calor, usar proteção solar e evitar bebidas industrializadas ricas em açúcares e sódio. Sentir muita sede, boca seca, dor de cabeça, tontura, náusea, arrepios, urina escura, são sinais de desidratação, é preciso estar atento a como o corpo se comporta durante esse período para não haver danos maiores”, explica.

Assim como os foliões, os artistas que se apresentam durante o Carnaval também devem ter cuidados especiais. Além de uma dieta nutritiva e ingerir bastante líquidos, é necessário uma atenção especial à saúde da voz.

“Não é uma receita unânime que é igual para todos. Para cada cantor existem variações de acordo com o estilo musical, a demanda, escala de shows, duração daquele show, mas os cuidados têm que acontecer antes mesmo do Carnaval. É imprescindível que ele comece a rotina de exercícios diários para ganho de condicionamento vocal e durante o período de carnaval ele mantém a conduta de exercícios de treino diário somados ao aquecimento vocal antes de cada show, de cada trio, de cada apresentação, e também o desaquecimento vocal logo após finalizar”, acrescenta a fonoaudióloga Valéria Rezende.

Valéria conta que preservar a qualidade da voz envolve também repouso vocal e boas horas de sono. “Evitar conversar em ambientes ruidosos e principalmente, colocar na rotina aquele momento específico de silêncio total. Evitar conversar, evitar mandar áudio no whatsapp, gravar muitos stories. São orientações que a gente transmite para que eles possam poupar mais a voz, descansar a voz para conseguir honrar todos os compromissos durante essa maratona vocal. Mas não é apenas evitar falar, dormir bem também auxilia na manutenção da voz durante esse tempo, somado a uma excelente nutrição e ingestão de líquidos, é um trabalho em conjunto”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar