Coluna

Tamar Cultural em Praia do Forte retoma programação com show próximo dia 20 de maio

No dia 20 de maio (sábado), às 20 horas, um show instrumental do projeto Brazil Afro Symphonic com Armandinho Macêdo, Olodum e Maestro Yacoce Simões abre oficialmente a programação de 2023 do Tamar Cultural, projeto de dinamização dos espaços  culturais da Fundação Projeto Tamar no Brasil. Será o primeiro fim de semana de um calendário de ações que segue até dezembro com música, exposição e oficinas artísticas. A terceira edição do Tamar Cultural acontece via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Braskem e da Unigel, realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Em todos os eventos do projeto, os resíduos recicláveis e orgânicos coletados serão separados para serem destinados corretamente.

As boas vindas para o público serão com a apresentação do projeto Brazil Afro Symphonic, que agrega um repertório mundialmente reconhecido de músicas clássicas e eruditas à sonoridade dos tambores afro baianos. Como solista, está o guitarrista Armandinho Macêdo, considerado pela crítica como um dos maiores instrumentistas do Brasil. Os tambores ficam a cargo dos jovens da Escola de Música Olodum (Olodum New Generation), enquanto o piano, arranjos e direção musical levam a assinatura do multi-instrumentista Yacoce Simões, que traz para o palco a experiência em inúmeros projetos, alguns deles indicados ao Grammy Latino.

Também no dia 20 de maio, às 14 horas, o Tamar Cultural promove a Oficina de Pintura e Sustentabilidade, onde crianças e adultos irão aprender a produzir obras de arte originais a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET, tampas de recipientes e papelão. A atividade acontece no Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte, e quem ministra é o graffiteiro soteropolitano Vinícius Vidal, especialista no estilo de graffiti vetorizado.

Nesta edição, o Tamar Cultural contempla mais uma vez estudantes de escolas públicas da região e oferece Oficinas de Musicalização com materiais recicláveis para este público, ministrada pelo compositor, professor de música e produtor musical Cassius Cardozo. A primeira será dia 18 de maio, às 13 horas.

A programação de abertura do Tamar Cultural em Praia do Forte integra a 21ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM. O evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, além de apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. A semana acontece entre os dias 15 e 21 de maio.

 

Sobre o Projeto Tamar 

A Fundação Projeto Tamar é uma entidade privada, sem fins lucrativos e pioneira em conservação marinha no Brasil. Criada na década de 80, sua missão é promover a recuperação das tartarugas marinhas através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Atualmente, está presente em 23 localidades no litoral e ilhas oceânicas do Brasil. São mais de 1.100 quilômetros de praias monitoradas e cerca de 25 mil ninhos protegidos por ano. Visite o site para mais informações: www.tamar.org.br 

 

SERVIÇO:

TAMAR CULTURAL

Quando: 18 a 20 de maio

Onde: Praia do Forte/Mata de São João-BA

Atividades:

18/05 – Oficinas de Musicalização com materiais recicláveis para estudantes de escolas da rede pública da região | 13h

20/05 – Oficina de Pintura e Sustentabilidade | 14h

Show Brazil Afro Symphonic com Armandinho Macêdo, Olodum e Maestro Yacoce Simões | 20H

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar