Coluna

Shopping Paseo promove exposição em homenagem a médicas baianas

Tinha que ser baiana! É com esse título, fazendo alusão a uma frase machista, mas que, ao contrário, o que representa é o jeito único e especial da mulher baiana de fazer as coisas; que o Shopping Paseo promove uma exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Afinal, multifunções, a mulher consegue aliar até a maternidade – tarefa nada fácil, com a vida profissional, sensibilidade aliada a força, capacidade de realizações, entre tantos outros predicados, que só uma mulher para designar todos eles. Esse é o conceito da exposição Tinha que ser Baiana, que está em sua segunda edição, e que neste ano destaca mulheres da área de saúde. Médicas que impactaram sobre tantas vidas, em diversas especialidades. A mostra fotográfica fica em cartaz de 8 a 31 de março no piso L2 do Paseo, com entrada franca.

Confira um pouco da história de cada uma das homenageadas!

 

Anna Paola Noya Gatto – Fundadora e CEO da Clínica da Mulher, uma clínica que oferece atendimento exclusivo ao público feminino por uma equipe médica com 68 especialistas, todas mulheres. A médica é especialista em mastologia e mamografia, com pós-graduação no Instituto Nacional de Tumores de Milão-Itália, e possui 36 anos de atuação na saúde feminina. Em 1992, iniciou as campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Salvador com o slogan “Seja um beija-flor – Faça a sua parte”, e nos últimos três anos com o slogan “EU AMO VIVER”. A Dra. Anna Paola também se dedica à medicina integrativa e é uma referência em sua área de atuação, sendo pioneira e dedicada à profissão.

    
Ceuci Nunes – Baiana de Miguel Calmon e mãe de Raquel e Vítor, Dra Ceuci é médica infectologista, mestre e doutora pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Foi conselheira nos Conselhos Regional e Federal de Medicina, uma das fundadoras do Movimento Médicas e Médicos pela Democracia.  Por 15 anos, ela foi diretora do Instituto Couto Maia, unidade 100% SUS, referência nacional em doenças infecciosas. No período mais crítico da pandemia de Covid-19, seu trabalho de excelência ajudou a salvar milhares de vidas.

                       

Clarissa Mathias – Médica oncologista e sócia fundadora do Núcleo de Oncologia da Bahia – NOB. Dra. Clarissa teve a oportunidade de participar do crescimento da Oncologia Brasileira com a ajuda cuidadosa da sua sócia Gildete Lessa. Há 19 anos, iniciaram a Pesquisa na Clínica e, ao longo destes anos, centenas de pacientes foram beneficiados, provando que o trabalho em equipe cria Qualidade e Cuidado.

Emanuela Pimenta – Reumatologista e Videocapilaroscopia / CEO Grupo Cita. Para ela, ser líder mulher é um grande desafio nos dias atuais. Emanuela administra três clínicas, sendo duas em Salvador (IBIS e Novaclin) e uma em São Paulo (Evciti), além de unidades hospitalares neste mesmo estado. Ser gestora, médica e mãe é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo muito gratificante para mim. Para conciliar a rotina de ser mãe de 3 filhos e executiva se faz necessário elencar as rotinas e prioridades para execução de todas as tarefas. Tenho muito orgulho de tudo que construi nos negócios, na minha vida pessoal e de ser mulher.

Genevieve Coelho – Nascida em Goa, Índia, colônia portuguesa, veio aos 6 anos com os pais ao Brasil. Sempre sonhou em ser médica, inspirada no avô materno. Estudou no colégio Anchieta, formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, fez residência médica no Hospital das Clínicas. Sempre teve interesse em aprender diversas línguas, por isso estudou francês, além disso, tem fluência em inglês, espanhol e italiano. Tem como hobby a música, participando do grupo Novo Coral. Começou a trabalhar no Hospital São Rafael, realizando curso de Endoscopia Ginecologia no Instituto San Rafaelle em Milão, onde teve a oportunidade de ter o contato com a Reprodução Humana. Buscou visitar outras instituições e solicitou estágio para o Grupo IVI – especialistas em reprodução assistida. Em 2006, foi oferecido um Fellow em Valência, Espanha, realizando assim sua formação no IVI. No período, houve uma expansão do Grupo para a América Latina, com abertura de clínicas na Argentina, Chile, México, Panamá e Brasil. Retorna ao país em 2009, onde nasceu Isabella, sua filha. Inaugurou a clínica IVI na Bahia em 2010, tendo o desafio de conciliar a maternidade e a gestão do IVI Salvador. Após 13 anos, continua como diretora médica da unidade que é referência em reprodução assistida no mundo.

 

Isa Rocha – Especialista em Reprodução Humana e Obstetrícia. Isa é a caçula da casa, tem dois irmãos homens mais velhos. Cresceu no interior rodeada de superproteção e ao mesmo tempo incentivada a estudar, a encarar desafios, a testar superações diárias. Veio para Salvador aos 14 anos para crescer, amadurecer e voar o seu vôo. E assim o fez. Estudou, passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal da Bahia, se formou e voou para São Paulo. Sozinha. Lá permaneceu por 5 anos. Residência, especialização, mestrado… Amadureceu, caiu, levantou, mas sempre sonhando e conquistando. Sem dúvidas não voltou igual. A nova mulher regressou para ajudar as pessoas a realizarem os sonhos, a ensinar e aprender diariamente.  E isto a Reprodução Humana a proporciona. É grata por poder fazer parte deste processo! Vida. Família. Nosso bem mais precioso. Hoje, tem muito orgulho em dizer que é mãe, filha, esposa, médica, professora e eterna sonhadora. Caminha sempre em busca de suas próprias conquistas, mas de mãos dadas a muitos, trocando experiências, ajudando e sendo ajudada sempre.

Juliana Bahia Cardozo – Desde pequena, Juliana tinha seus objetivos muito bem definidos- ser mãe, constituir uma família, e fazer Medicina, profissão com quem sempre se identificou. Seu pai é médico, a mãe é fisioterapeuta, e ela cresceu em um ambiente onde se “respirava” saúde e bem estar. Portanto, foi mais do que natural ingressar em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e se especializar em Clínica Médica e em Reumatologia. Atualmente, é diretora médica da Novaclin –  clínica especializada no atendimento humanizado para o paciente em tratamento de terapia imunobiológica- focada em Reumatologia, Dermatologia e Psicologia. Fazem parte do Grupo CITA ( centros integrados de terapia assistida), juntamente com a clínica Ibis, de Salvador, e a clínica EVCITI, de São Paulo. Juliana se sente abençoada por ser mulher Baiana ( tem Bahia até no nome!), mãe, médica, esposa, filha, irmã- e, apesar de todas as dificuldades, ainda enxergar o mundo em tons “cor de rosa”.

Lídia Menezes – Quando criança, a diversão da médica pediatra Lídia Menezes era colocar curativos nas bonecas e ir ao posto de Saúde da pequena cidade baiana de Campo Formoso para observar as enfermeiras trabalhando. Com residência médica e especialização em pediatria na Escola Paulista de Medicina em São Paulo, Lídia é hoje uma referência na área em Salvador e uma ardorosa ativista de ações sociais. Ela criou o projeto Família Adota Família, que vem mudando a vida de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, combatendo a fome e abandono, levantando casas, investindo na educação e distribuindo afeto e solidariedade.

Luciana Matteoni – Mulher, mãe de três e médica radiologista. Atua na Clínica Matteoni, fundada pelo seu pai em 1982, uma das pioneiras em ultrassonografia na Bahia. Hoje, como sócia e responsável técnica da Clínica, continua a buscar o pioneirismo nas novas técnicas de ultrassonografia, com qualidade diagnóstica e humanização no atendimento. A sua paixão pela ultrassonografia é por este método, dentro da radiologia, se permitir estar próxima ao paciente, “enxergando” além das imagens, podendo acolher o indivíduo que buscou esse cuidado. Além da assistência, recentemente teve a oportunidade de passar a fazer parte do grupo científico liderado pela Dra. Luciana Chamié, referência mundial no diagnóstico de endometriose, uma das suas principais áreas de interesse, pois se trata de uma doença que afeta a qualidade de vida de inúmeras mulheres e cujo diagnóstico precoce é ferramenta fundamental para o sucesso do tratamento. Acredita que estar envolvida com projetos científicos é uma forma de estar em atualização constante, contribuindo ainda com o avanço da ciência e a educação médica.

Marília Acioli – Como uma típica libriana sempre admirou o que é belo, seja uma paisagem, uma obra de arte ou um ambiente. Escolheu ser médica para ajudar pessoas, e na profissão achou exatamente o seu lugar, trabalhando com dermatologia estética há anos. Hoje não se vê fazendo outra coisa. Para ela, melhorar a autoestima das pessoas é algo inestimável, que vai muito além de padrões estéticos. É deixar as pessoas mais felizes através de como se veem no espelho. Há pouco mais de um ano, passou a atuar ao lado das sócias, mulheres inspiradoras, que tornaram essa jornada profissional ainda mais prazerosa e repleta de realizações. Além da grande paixão pela profissão, se divide entre as preciosas filhas, dividindo a tarefa com o amor da sua vida e melhor amigo, seu marido. Se sente uma mulher feliz, realizada, inquieta, algo perfeccionista, que olha para trás com paz no coração e olha para frente com frio na barriga e vontade de sair correndo e abraçar o mundo!

Melina Teixeira – Psiquiatra pela Universidade Federal da Bahia com parte também da formação no London Health Sciences Centre – LHSC, Canadá. Tem a carreira marcada pela atuação na saúde pública, na qual atuou como psiquiatra forense e na assistência de pacientes pelo viés de uma ótica ética, antirracista e inclusiva. É considerada uma das líderes de inovação em saúde no Brasil, tem passagem pelo programa Google for Startups, é fundadora do inovador Teleconsultório, especializado no atendimento de mulheres e brasileiros no exterior, e divulga informações de saúde no ambiente digital em @saudementalparamulheres. É também palestrante e consultora de novas tecnologias em saúde.

Viviane Machicado – Diretora da Clínica Ibis e médica reumatologista. Para ela, a medicina é envolvente e apaixonante. Ao mesmo tempo que se não houver atenção, essa profissão consome toda a energia e assume papel principal nas vidas de quem a exerce. Viviane acredita que saber equilibrar as múltiplas funções que ser médica e mulher requerem exige constante disciplina e necessidade de impor limites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar