Agenda

Salvador ganha livro sobre suas histórias e personagens

O escritor, dramaturgo e professor Adson Brito do Velho lança seu livro “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores) neste sábado, 29, das 18h às 20h, na Livraria do Glauber, no Cine Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador.

Com 88 páginas, o livro é dividido em pequenos tópicos que despertam a curiosidade das pessoas, moradoras da cidade ou não. São 55 tópicos que respondem a perguntas como: “Salvador foi realmente fundada em 29 de março?”, “O padroeiro da cidade de Salvador não é o Senhor do Bonfim?”; ou contam as histórias da “afamada Ladeira da Montanha” e do “crime da bala de ouro”; e apresentam ao mundo a primeira médica negra do Brasil, que era baiana e a surpreendente Mulher de Roxo. Nos outros tópicos o autor conta as origens dos nomes de ruas e bairros da capital.

‘Infelizmente, as histórias de Salvador e da Bahia, enquanto disciplinas escolares, não constam mais nas matrizes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, estão silenciadas, na maioria das vezes, nas salas de aula, bem como dos livros didáticos”, declara Adson Brito do Velho, que deseja lutar contra essa lacuna contando estas histórias a pessoas de todas as idades, de todos os lugares, mas especialmente aos mais jovens.

O livro não tem a pretensão de aprofundar-se de forma acadêmica e erudita, na história de Salvador, mas funciona como uma espécie de “guia turístico”, não apenas para os turistas, mas principalmente para os moradores da capital, que na sua grande maioria desconhecem a história da própria cidade, revela Adson, que diz que de forma didática o livro se utiliza de uma linguagem simples e criteriosa, para assim, atingir um maior número de pessoas.

Em sua primeira edição, o “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores, Brasília, DF), tem composição de capa de Pedro Henrique Ribeiro de Souza, fotos de Fael Brito e prefácio de Clarindo Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar