Agenda

Projeto Rumpilezz Funfun no Passo homenageia Dorival Caymmi

Em abril, a apresentação leva para a Escadaria do Passo uma homenagem a Dorival Caymmi e Moacir Santos com arranjos do maestro Letieres Leite

Com sucesso de público em todas as apresentações, o projeto Rumpilezz Funfun no Passo chega a mais uma edição com o show do dia 5 de abril, às 19h, na Escadaria do Passo. A ideia do projeto partiu da equipe do Instituto Rumpilezz, fundado pelo maestro Letieres Leite (in memorian), com o intuito de levar a música da Orkestra para as ruas do Centro Histórico, voltando a ter uma agenda fixa de shows na cidade e democratizando o acesso do público à música instrumental.

Até o momento já foram cinco apresentações abertas ao público – desde outubro do ano passado, com uma única pausa em fevereiro por conta da Festa de Iemanjá – sempre lotando o espaço com baianos e turistas animados por prestigiar cada concerto. Os shows acontecem sempre na primeira sexta-feira de cada mês e o projeto recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Saltur e da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo.

Para a apresentação de abril, a Orkestra Rumpilezz está preparando um show com novidades no repertório e que promete emocionar quem for conferir. A bigband vai levar para a Escadaria do Passo canções do show Rumpilezz Visita Caymmi – uma montagem de 2014 com temas do compositor baiano arranjados por Letieres Leite, a exemplo de Canto de Nanã, Acalanto e O Vento – e as músicas do álbum Moacir de Todos os Santos, lançado em 2022, sendo o último trabalho do grupo sob a batuta de seu criador.

“Este show será uma homenagem a esses dois grandes compositores nordestinos, Dorival Caymmi e Moacir Santos, e também a nosso maestro Letieres Leite, que fez arranjos belíssimos para estas obras”, afirma Rowney Scott, saxofonista da Orkestra Rumpilezz e membro da Comissão Artística do grupo.

De acordo com o percussionista e chefe de naipe Tiago Nunes, “vão ser dois shows em um”: uma parte será dedicada às “Coisas” de Moacir Santos e um segundo momento será dedicado às canções de Caymmi. Para a sexta apresentação do Rumpilezz Funfun no Passo, a Orkestra ganha ainda mais peso na percussão.

Desta vez, ela se apresentará com seis percussionistas, um a mais em comparação aos outros shows realizados na Escadaria do Passo. Formam o naipe de gala da percussão: Gabi Guedes, Luizinho do Jeje, Lucas Maciel, Emerson Taquari, Jorge Wallace e Tiago Nunes, que se juntam aos quatorze músicos de sopro, totalizando vinte músicos no palco.

Fundada em 2006 pelo saudoso maestro Letieres Leite, a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz.

Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, a Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.

 

SERVIÇO:
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresenta:
Rumpilezz Funfun no Passo
Onde: Escadaria do Passo – Centro Histórico de Salvador
Quando: 5 de abril (sexta-feira) – 19h
Evento gratuito de classificação livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar