Agenda

Preta Cat Café agrada fãs de gatos

O Preta Cat Café, cafeteria inaugurada em julho do ano passado no Rio Vermelho, é um espaço diferenciado onde apreciadores de café podem degustar novos sabores e quem curte gatos pode observar e interagir com eles. Ali dá para fazer as duas coisas juntas, se quiser. Ao menos, essa é a ideia do casal Pablo e Nina, à frente do empreendimento, que já encanta o público baiano.

O conceito de cat café existe há 2 décadas, sendo o primeiro aberto em Taiwan, em 1998. A ideia deu certo, virou atração turística da cidade e o conceito ganhou o mundo. Hoje, no Brasil, existem Cat Cafés nas principais capitais do país. São cafeterias onde é possível estar em contato com os felinos, e até adotar um, caso haja interesse. Essa função social de aproximar os futuros tutores dos bichos é uma das propostas do Preta Cat Café, que em parceria com uma clínica veterinária, abriga hoje 4 gatos aptos para adoção responsável. Quando esses forem para seus novos lares, outros gatinhos virão, e assim sucessivamente. A ideia é ter uma rotatividade maior de gatos para proporcionar mais chances de adoção para cada um.

A ideia de abrir um cat café em Salvador surgiu há pouco mais de 1 ano, quando Nina perdeu sua gatinha mais antiga, a Preta, uma fêmea persa de cor caramelo misturada com vira-lata. Em meio ao processo de luto, ela não conseguia atender seus clientes como cat sitter, atividade que exercia desde 2017. Começou então a pensar mais seriamente no seu sonho de abrir um cat café, conversou com o marido, Pablo, que tinha como hobby descobrir novos cafés, e juntos toparam o desafio: um negócio deles, investindo o próprio dinheiro e juntando as duas paixões: gatos e cafés.

Começaram por buscar orientação com a Vigilância Sanitária, que a princípio não permite gatos e humanos juntos num mesmo ambiente comercial que tenha comida e bebida, como é em outros países. Mas com paciência, pesquisa, estudo e a ajuda de uma nutricionista especializada em controle de qualidade e alvará sanitário para negócios desse tipo, chegaram ao modelo ideal: os gatos ficariam numa área reservada, separada do café, e com acesso restrito e controlado. Conseguiram assim a aprovação, e daí fizeram cursos sobre cafeterias lucrativas e, em paralelo, começaram a buscar um local que fosse no Rio Vermelho e que os gatos tivessem acesso ao sol. Encontraram, na Praia da Paciência, bem em frente ao mar. Ponto escolhido, partiram para o projeto, a cargo da arquiteta Ingrid Machado, enquanto a criação de marca e ambientação ficou com a designer Deise Oliveira. O gatil conta com mobiliário próprio, parquinho, brinquedos, arranhadores, prateleiras e esconderijos, a maioria projetados a pedido de Nina, por Guaracy (@o_fazedor), especialista em gatificação, com ateliê no Rio de Janeiro. O café ainda tem um quintal delicioso à céu aberto, com vista para o salão dos gatos e pinturas exclusivas, feitas pela artista plástica Tiana Lago.

Iniciada a obra, Pablo e Nina foram conhecer pessoalmente, em outros estados, outros cafés de gatos, que também trabalham com adoção responsável, para buscar informações e observar o funcionamento. De volta a Salvador, hora de selecionar a equipe: primeiro a veterinária e responsável técnica, Jamile Passos, que vai ao local todas as semanas, fazer check-up nos pixanis, como foram apelidados, além dos exames, quando necessário. Depois chegou o pessoal da cozinha e os baristas, treinados pela especialista em cultura organizacional, Telma Rodrigues, com o objetivo de integrar e capacitar a turma; até os donos tiveram aulas para aprender a receber os clientes, pois o Preta trabalha com sistema de autoatendimento, não tem garçons. Está lá também a guardiã dos gatos, que fica na área reservada aos felinos, pois é preciso ter alguém exclusivo por cuidar, checar água, comida, e recepcionar os clientes interessados em vivenciar a interação. Apesar de alguns ainda acreditarem que gatos não gostam de estar com humanos, essa ideia se desfaz depois de um tempo junto com eles, e os hóspedes atuais do Preta Cat Café são muito amigáveis.

Logo na entrada, fica o café propriamente dito, com sofás, mesas, cadeiras e um cardápio de delícias, criado por Juliana Barbosa, a mesma que os ajudou no início, com itens como torta banoffee e um bolo de pão de mel, campeões de pedidos. Há itens veganos, incluídos sob a orientação de Pablo Cordier, como recheios para as tostadas, o cuscuz e o beiju, esse um item diferenciado, pois a tapioca vem de Irecê, região da família de Nina, que aproveita para colaborar com os produtores locais.  Já os cafés propriamente ditos são um capítulo à parte, tocado de perto por Pablo, um apreciador de grãos especiais, que optou por privilegiar os produtos do interior da Bahia e de Minas Gerais para a cafeteria, seja como café espresso, coado ou na prensa francesa. Hoje eles oferecem dois tipos de grãos para os espressos e quatro tipos para os coados ou na prensa francesa, preparados por um dos 2 baristas da equipe. Num futuro próximo, Pablo e Nina pretendem oferecer cursos, degustações ou experiências sensoriais com a bebida, tornando o Preta Cat Café uma cafeteria gostosa para quem cultiva o hábito de apreciar um bom café.

Para tomar um café com beiju ou tostada recheada, e só observar os pixanis, pode ir sem compromisso, mas para entrar na área reservada e interagir com os felinos, é preciso consultar a disponibilidade no caixa, colocando seu nome na lista em caso de fila de espera. Além disso, é cobrada uma taxa de R$9,00 a cada 15 minutos, ou então uma diária de R$50,00, onde o cliente pode levar seu notebook e trabalhar junto com os gatos, se desejar, pois o café disponibiliza Wi-Fi para os clientes. De um jeito ou de outro, dá para observar individualmente cada gatinho, perceber melhor o comportamento e a personalidade deles, e quem sabe se apaixonar por algum, a ponto de adotar, como foi o caso de Aurora, adotada em Dezembro do ano passado! É preciso apenas conhecer de perto, e aceitar esse carinho felino.

Preta Cat Café

Rua da Paciência, 239 – Térreo. Rio Vermelho. Salvador/BA

Funcionamento: Terça à Quinta, das 09h às 18h. Sexta, Sábado e Feriados, das 09h às 19h.

Instagram: @pretacatcafeoficial

Contatos: Nina (71) 9 9288-6622 ou Pablo (71) 9 9945-6589

E-mail: pretacatcafe@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar