Cultura

Poetas e pesquisadores de 28 países participam da I Jornada Internacional de Poesia Visual

A I Jornada Internacional de Poesia Visual: Pesquisa e Criação recebe pesquisadores e poetas brasileiros e estrangeiros para debater as questões dessa forma de criação poética, com o objetivo de traçar um panorama histórico e crítico dos movimentos e procedimentos que constituíram o gênero e refletir sobre sua realidade atual. Realizado pela Casa das Rosas – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis – com o apoio da UNESP e da USP, o evento, que acontecerá de 8 a 13 de novembro, busca ampliar as relações entre praticantes de poesia visual em nível global e apresenta a produção de poetas e pesquisadores de 28 países.

Uma das atrações da Jornada será a exibição da I Mostra Virtual de Poesia Visual, onde estarão reunidas as produções históricas e contemporâneas a partir de contribuições de poetas convidados e inscritos. Toda a programação é gratuita e será apresentada pelo Zoom. No encerramento, em 13/11, atividades também serão oferecidas no jardim do museu: lançamentos de livros de Franklin Valverde, Roberto Keppler e Sylvia Amélia, além de poemas visuais e performances audiovisuais. O público interessado em assistir às conversas e apresentações deve se inscrever pelo site do evento ( clique aqui).

Confira o alcance significativo das inscrições de poetas e pesquisadores para a I Jornada e a I Mostra:

277 poetas (do Brasil e do exterior) inscreveram suas obras;
Mais de 700 poemas;
90 pesquisadores (do Brasil e do exterior) inscreveram seus trabalhos/comunicações;
53 poetas e pesquisadores (do Brasil e do exterior) convidados;
60 comunicações/palestras e 30 conferências acontecerão durante a I Jornada .

“Um evento sobre poesia visual deste porte não acontecia em São Paulo desde 1988. Representa uma oportunidade rara de poder conhecer essa produção poética – cada vez mais presente no mundo contemporâneo – através de um amplo plainel que permite perceber sua riqueza e diversidade”, destaca Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos (CRHC) da Casa das Rosas, a respeito da grande dimensão que a I Jornada e a I Mostra alcançaram diante dos agentes desse gênero lírico.

A idealização da I Jornada e da I Mostra voltadas à poesia visual surgiu do encontro do arte-educador, poeta e artista visual Anderson Gomes e da pesquisadora Juliana Di Fiori Pondian, voltada para os estudos de poesia, literatura, linguística, tradução e semiótica. Para formar a comissão organizadora do evento, a dupla convidou Júlio Mendonça, coordenador do CRHC, poeta, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Gestão Pública pela UFABC, além de Omar Khouri, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, poeta, artista gráfico e professor no Instituto de Artes da UNESP, e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, professor titular de Semiótica da FFLCH-USP, com doutorado em Linguística pela mesma universidade. A proposta é que esses eventos sigam uma periodicidade bienal.

Entre os convidados para as mesas de conferências da I Jornada se encontram André Vallias (BRA), Clemente Padín (URU), Francis Éveline (BEL), Jacques Donguy (FRA), Lenora de Barros (BRA) e Nancy Perloff (EUA). Para a lista completa, acesse o campo “convidados” do site. Outro destaque da I Jornada são os depoimentos em vídeo: 15 poetas visuais brasileiros relatam a respeito de suas concepções de poesia visual e esses documentos também ficarão disponíveis no site do evento.

A I Mostra Virtual de Poesia Visual exibirá poemas de Augusto de Campos (BRA), Ana Aly (BRA), Fernando Aguiar (POR), Marcelo Sahea (BRA), Marcelo Tápia (BRA), Maria Angélica Carter Morales (ARG) e Serse Luigetti (ITA), entre muitos outros.

O público já pode entrar em contato prévio com a origem e a história da poesia visual – com registros desde pelo menos o século III a.C em diferentes línguas e culturas – que incluem uma linha do tempo com as atrações concentradas neste gênero e realizadas desde os anos 1950 – por meio do site do evento ( link aqui). “O que diferencia esses poemas que não são considerados parte da poesia dita tradicional?”, essa e outras questões irão movimentar as conversas entre pesquisadores, convidados e poetas visuais que estão na programação descrita a seguir.

Serviço:

I Jornada Internacional de Poesia Visual: pesquisa e criação
8 a 13 de novembro, segunda a sábado
Plataforma: Zoom
Inscrições abertas até 8/11 – aqui
Conheça o site do evento
**Os ouvintes com frequência mínima de 70 % terão certificado de presença.

Open Bar, segunda a sábado: sala livre e aberta 24 hora, via Zoom, para os encontros nos intervalos ou após as sessões e com exibição de vídeos, poemas etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar