Coluna

Paisagista realiza campanha ambiental para o Dia Internacional da Água

Um dos recursos naturais mais importantes do planeta, a água tem o seu dia no calendário mundial: 22 de março. E nessa data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em prol da conscientização sobre a importância e preservação dos recursos hídricos, o engenheiro agrônomo e paisagista, Alex Sá Gomes, realizará mais uma ação da sua campanha #TaFaltandoArvore em Salvador. Através da sua empresa Terra Verde Paisagismo, ele vai realizar o plantio de árvores na nova praça de Alphaville, entre espécies de ipê, oitti e pau ferro, além de distribuir mudas para os moradores.

“Há mais de dez anos sou morador de Alphaville Paralela, onde a Prefeitura entregou em janeiro a nova “praça do bairro”, um espaço para crianças, passeios com os pets, prática de esportes e mesas de jogos, para integração das pessoas. Aparentemente tudo perfeito, se não fosse a total ausência de árvores. Vivemos em um momento da humanidade onde um projeto urbanístico, por menor que seja, não pode deixar de considerar as transformações climáticas que estamos enfrentando. Como projetar esses equipamentos sem considerar a forte incidência solar e suas terríveis consequências? Cabe a nós essa contribuição por um planeta melhor e em harmonia com o meio ambiente. Por espaços com menos concreto e mais verde. Todos nós somos responsáveis”, destaca Alex.

Como lembra o engenheiro, as árvores são consideradas verdadeiras usinas naturais de água e, por isso, importantes aliadas da segurança hídrica no mundo. Boa parte da água doce acessível no planeta é fornecida pelas bacias florestais e zonas úmidas florestais. Isso porque a cobertura florestal promove melhora da qualidade da água e regulariza o regime dos rios.

“Aproveitamos essas datas para fazer um trabalho voluntário junto à comunidade para conscientizar sobre a importância de mantermos nossas áreas verdes. É uma iniciativa de grande responsabilidade ambiental. Com o plantio de árvores, conseguimos otimizar também as chuvas que caem na cidade. Isso porque, se temos uma vegetação abundante, a região fica mais úmida e tem mais água, o que ajuda a formar nuvens e um clima mais propício para as chuvas”, esclarece o engenheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar