Coluna

Instituto Natura destaca trabalho de professores no Dia Mundial da Educação

Não há educação sem os agentes que a promovem. São eles os responsáveis pela concretização do potencial transformador que a escola, os estudos e todo o processo educativo desenvolvem e possibilitam. Entre os atores fundamentais estão as professoras e os professores. O aluno sempre será o protagonista na trajetória de aprendizado, mas isso se acentua quando docentes são o foco das políticas públicas de educação.

Em celebração ao Dia Mundial da Educação, comemorado nesta sexta-feira, 28, o Instituto Natura destaca experiências que apontam caminhos para a valorização do trabalho de educadoras e educadores no Brasil. Para que as iniciativas do Instituto sejam viabilizadas, a Natura conta com a marca Crer para Ver, sua única linha de produtos não-cosméticos. A marca, que surgiu em 1995, reverte 100% dos seus lucros em investimentos voltados para a educação e o direito básico e universal de qualquer pessoa.

Toda caminhada escolar é guiada pelo trabalho de professoras e professores, dos primeiros aos últimos anos. O que faz da satisfação, formação e capacitação dos docentes objetivos a serem perseguidos. Hoje, os mais contentes com a carreira estão nas escolas de Ensino Médio Integral. Uma pesquisa do Instituto Sonho Grande, parceiro do Instituto Natura na implementação de políticas públicas para universalizar a escola em tempo integral, mostrou que, em comparação com quem dá aulas em escolas de turno parcial, os docentes do integral estão mais satisfeitos em seis indicadores analisados: satisfação com a carreira, valorização profissional, condições de trabalho, prática pedagógica, formações e relação com a comunidade.

Com dedicação exclusiva a uma escola, eles destoam da estatística de que 42% dos professores do Ensino Médio atuam em duas ou mais escolas, de acordo com o Censo Escolar. O levantamento também mostra que 77% dos educadores desse segmento lecionam para 150 alunos ou mais. O Ensino Médio Integral proporciona salário melhor, mais tempo de planejamento de aulas e a criação de vínculos mais profundos com toda a comunidade escolar. É uma referência para políticas públicas que querem estender essa qualidade de trabalho e esses direitos a todos os docentes da Educação Básica.

Professoras e professores são um ponto-chave para que o Ensino Médio Integral seja implementado com seu diferencial: a proposta de não ser apenas em tempo integral, mas com um olhar integral para os jovens. É um modelo que tem como pilares acolhimento, projeto de vida, protagonismo juvenil, disciplinas eletivas, aprendizagem na prática, orientações de estudo e tutoria, tudo focado em uma formação holística dos estudantes e que dialogue com a realidade deles.

Para o Diretor-Presidente do Instituto Natura, David Saad, as condições para um professor ser efetivamente integral incluem salário digno, formação de qualidade, materiais adequados, matriz curricular estruturada e infraestrutura. “As experiências do Ensino Médio Integral têm mostrado que é possível ir além do sonho da carreira docente valorizada e torná-la real”, avaliou em um artigo publicado em coautoria com a Diretora de Políticas Educacionais do Instituto Natura, Maria Slemenson.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que abrigam o processo de alfabetização, os professores também são a base de tudo. Muitas vezes em contextos desafiadores, com atuação em diferentes escolas e salários baixos, eles são a fundação da Educação Básica. O trabalho do Instituto Natura para transformar a educação pública passa mais uma vez por olhar para aqueles que asseguram que crianças saibam ler e escrever na idade certa.

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