Agenda

Grupo Botequim anuncia roda de samba em celebração ao Dia Internacional da Mulher

O Botequim sempre fez questão de homenagear intérpretes femininas no seu repertório, ter sambistas como convidadas especiais, e agora, por coincidência ou não, a próxima roda de samba do grupo vai cair exatamente no Dia Internacional da Mulher (08/03), um convite e tanto para a noite ser inteiramente dedicada a elas. Para representar todas as grandes divas do gênero musical, serão convidadas vozes marcantes do samba feminino soteropolitano, como Gal do Beco, Patrícia Ribeiro e integrantes do Samba das Cumades, entre outras. Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-botequim-dia-internacional-da-mulher/2358117

Mesmo com todos os aplausos, qualquer homenagem ainda é pequena diante da imensa contribuição feminina para a grandiosidade do samba brasileiro. Basta dizer que, além de compor e cantar, as mulheres que buscaram seu lugar no samba desempenharam o papel de pioneiras na quebra de barreiras e da estrutura machista dentro do cenário do gênero musical.

“Temos como grandes referências nomes como Clementina de Jesus, Nara Leão, Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, a baiana Claudete Macedo, e na nossa roda a ideia é homenagear todas elas com a presença de sambistas contemporâneas de Salvador, que estão fazendo essa movimentação cada vez maior e mais forte dentro do samba local”, comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e um dos fundadores do grupo.

Ele realça que tanto as rodas de samba comandadas por mulheres, quanto as mulheres percussionistas estão ganhando cada vez mais destaque dentro do samba brasileiro. “No caso de Salvador, a gente tem figuras importantes liderando grupos, seja só com mulheres ou com homens tocando também”, diz ele.

A promessa é de uma noite emocionante de reverência à força, alma e à contribuição das mulheres, que deram sentido a esse ritmo que tanto ajuda a entender vivências e a ressignificar experiências. Vale citar a genitora do samba, Tia Ciata – cozinheira, candomblecista e mãe de santo -, e lembrar que foi nas famosas rodas que aconteciam na sua casa que surgiu a primeira composição considerada tipicamente samba, a canção “Pelo Telefone”, um marco do nascimento do ritmo.

GRUPO BOTEQUIM – Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim vai completar 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

 

SERVIÇO

Roda de Samba do Botequim – Dia Internacional da Mulher

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo

Quando: 08 de março (sexta-feira)

Horário: 21h

Ingressos:  https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-botequim-dia-internacional-da-mulher/2358117

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar