Coluna

Festival de Cultura Popular homenageia Baianas do Acarajé

Uma belíssima cerimônia religiosa marcará o dia de abertura do Festival de Cultura Popular e homenageará as Baianas de Acarajé. Será  o encontro, a partir das 16h do dia 25, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da Irmandade da igreja com as senhoras da Irmandade da Boa Morte e as baianas, que são as grandes homenageadas do festival, celebram seu dia e os 10 anos de reconhecimento do seu ofício como Patrimônio Imaterial da Bahia.  O Festival de Cultura Popular será realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro, de forma gratuita nas ruas, praças e largos do Centro Histórico.

Para tornar tudo ainda mais bonito, antes e depois da missa, que será celebrada pelo padre Lázaro Muniz, o afoxé Filhos de Gandhy fará um cortejo pelas ruas do Pelourinho, recebendo os convidados para a missa e, após o seu final, subirá até o Largo do Cruzeiro do São Francisco entoando o Hino ao Senhor do Bonfim.

Durante o Festival de Cultura Popular 22 manifestações culturais apresentarão ao público toda a riqueza artística do Recôncavo da Bahia. Artistas populares de Salvador, Santo Amaro, Acupe, Maragogipe, São Félix, São Bartolomeu, Saubara, São Brás e Maracangalha se apresentarão em cortejos e no palco armado no Largo do Cruzeiro do São Francisco onde, inclusive, Roberto Mendes faz um show especial no sábado, às 18h. Haverá também uma edição especial da Feira da Sé e o Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo, roteiro gastronômico especialmente criado para o festival e que conta com a participação de bares e restaurantes da região.

O Festival de Cultura Popular é uma realização do Instituto ACM – Ação, Cidadania e Memória, com produção da Canjerê Produções, apoio da ACELEN, Rede Bahia, Correio, ACHE – Associação dos Empreendedores do Centro Histórico  e apoio institucional da Prefeitura de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também...

Fechar
Fechar