Agenda

Feira Artesanato da Bahia, shows e gastronomia são destaques no Festival da Cerâmica Maragogipinho

Aberto na segunda-feira (13/11), o Festival da Cerâmica Maragogipinho prossegue nesta sexta-feira (17/11), com a abertura da Feira Artesanato da Bahia, que reúne produtos artesanais em cerâmica de artesãs e artesãos, Feira de Gastronomia, e os shows de Roberto Mendes e Jau, na Praça da Matriz, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. Amanhã (18/11), a programação tem como destaque os shows de Lenine, Sued Nunes e Cortejo Afro, e a 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, que irá receber compradores lojistas da Bahia e outras regiões. Até domingo (19/11), quando encerra o Festival, o visitante também poderá participar das visitas guiadas pelas dezenas de olarias da cidade.

A ideia de criar um evento oficial tem como principal objetivo apoiar as artesãs e os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade, ao fazer parte do calendário cultural da Bahia.
Durante o Festival, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias na Feira, com cerca de 30 expositores, nas lojas e nas olarias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A influência indígena está nos desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho do Tauá e o branco da Tabatinga, pigmentos naturais da argila.

SHOWS – O palco principal, montado na Praça da Matriz, receberá os grandes shows da programação musical, que tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur. Hoje (17/11), das 18h às 22h, o cantor Roberto Mendes apresenta um repertório com músicas criadas com as matrizes africanas do Recôncavo, e Jau vai brindar o público com o seu balanço do samba-reggae, ijexá e axé. Amanhã (18/11), o pernambucano Lenine faz um dos shows mais aguardados do Festival, com um repertório recheado de canções de sucessos, e a cantora revelação da nova geração baiana, Sued Nunes vem do Recôncavo na sua música, que revela a ancestralidade em novas estéticas sonoras, e o Cortejo Afro fecha a programação de shows no ritmo do balanço do samba-reggae.

RODADA DE NEGÓCIOS – Desde segunda-feira recebendo lojistas e revendedores da Bahia e do Brasil, a Rodada de Negócios Artesanato da Bahia encerrará os encontros, hoje, no Salão do Artesão de Maragogipinho. Os convidados terão a oportunidade de adquirir as peças artesanais diretamente das mãos de artesãs e artesãos, no ambiente das rodadas e no tour pelas olarias da cidade. A Rodada visa fomentar e desenvolver o incremento e a geração de renda, trazendo novas parcerias e oportunidades de negócios aos ceramistas. Ainda abertas, as inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/SL3nLQBExgMkns4ZA

MAPA & GUIAS – Com cerca de 150 olarias na região, o evento é um tributo à rica herança da cerâmica artesanal e representa um marco para a comunidade. Para conhecer esta riqueza, os compradores e visitantes poderão acessar, através do QR Code, o mapa de Maragogipinho, com as informações gerais e as localizações de suas dezenas de Olarias. Será oferecida também a Visita Guiada e Experiência Imersiva nas Olarias, proporcionando ao público uma visita com mediação cultural, além de poder experimentar as técnicas da cerâmica.
GASTRONOMIA – O Festival também contará com a Feira Gastronômica, um espaço exclusivo para a comercialização de alimentos e bebidas. Com todo conforto e preços acessíveis, o público poderá escolher uma variedade de sugestões no cardápio, que reúne a culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além das comidinhas de rua.
O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Programa Artesanato da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, e a Prefeitura de Aratuípe, em parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. O evento também conta com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur)e AAMOM.

SERVIÇO FESTIVAL DA CERÂMICA MARAGOGIPINHO

Data: De 13 a 19 de novembro.
Onde: Praça da Matriz – Aratuípe, Bahia.
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
18/11
10h30 às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
SHOWS ARTÍSTICOS
17/11:
18h às 19h30 – Roberto Mendes
20h30 às 22h – Jau

18/11:
18h30 às 19h50: Sued Nunes
20h20 às 21h40: Lenine
22h às 23h30: Cortejo Afro

Data: 17 a 19 de novembro
– Feira Artesanato da Bahia
– Feira Gastronômica
– Visita guiada nas Olarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar