Agenda

Especialista em comércio exterior ensina empreendedores a importar da China

Com a proximidade de datas comemorativas importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal, aumenta a procura dos comerciantes por produtos vindos do exterior, especialmente da China, o principal parceiro de importação do Brasil. Porém, este não deve ser um período fácil para os importadores. “A escassez de containers aliada ao redirecionamento de navios para outras rotas mais lucrativas que a América do Sul, levou a um aumento nos preços dos importados, desde a matéria prima até o produto final”, explica Claus Malamud, mentor de mercados asiáticos na Link, escola de negócios da XP Investimentos, e sócio do Mr China Imports, empresa especializada em facilitar o acesso ao comércio exterior.

Atualmente, o sistema de transporte marítimo está com dificuldades para atender ao aumento da demanda causada por um clima de confiança na economia, sobretudo devido aos índices de vacinação que tem crescido em todo o mundo. “”Não há navios nem contêineres suficientes. Produtos que antes levavam 90 dias para serem comprados e entregues, tiveram seus prazos elevados para, no mínimo, 100 a 120 dias”, alerta Claus, que explica que a melhor solução para não ficar com as mãos abanando ainda é o planejamento. “Este é o momento de fazer estoque. O empresário precisa se planejar e comprar com antecedência. Quem não o fizer, está sujeito a ficar sem mercadorias a médio e longo prazo”, afirma o especialista.

Outro fator que tem influenciado nas negociações com o gigante asiático são as regras impostas para evitar a  propagação do vírus: quando há aumento dos casos em determinadas áreas, a produção é pausada e isso faz com que os prazos de entrega sejam prorrogados, como o que houve com o Porto de Ningbo, um dos maiores do mundo, que ficou fechado por vários dias, por conta de funcionários que testaram positivo para covid-19 “É urgente que os comerciantes comecem a realizar suas compras de Natal. O momento de fazer isso é agora”, diz o sócio da Mr.China Imports.

Especialista oferece aulas gratuitas sobre importação

Toda as segundas-feiras, às 20h, Claus Malamud oferecerá aulas gratuitas sobre importação. No próximo encontro, no dia 25, o tema será: ‘Descobrindo o Alibaba: a melhor forma de navegar dentro da plataforma’. “Nela, irei te mostrar como eu utilizo a plataforma e como você deve fazer para encontrar os melhores produtos e oportunidades”, explica Malamud, que é mentor de mercados asiáticos na Link, escola de negócios da XP Investimentos, e sócio do Mr China Imports. Os interessados pode se inscrever em: https://www.mrchinaimports.com.br/inscricao-live

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar