Agenda

Culinária, dança, música e muita arte na celebração para as crianças nos museus do IPAC

Diversas atividades infantis vão animar a semana dedicada às crianças nos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A agenda inclui culinária, dança, literatura, música e oficinas de arte, todos com entrada gratuita, de terça a domingo, de 10h às 18h.

No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), de quinta a domingo, das 10h às 17h, haverá monitoria de skate (com uso obrigatório de EPIs para menores de 18 anos); oficina de vídeo animação (stop motion) nas manhãs de sexta (13) e domingo (15), e nas tardes de quinta (12) e sábado (14). O projeto Cine Paredão será dedicado às crianças, com a exibição de curta-metragens de animação quinta (12) a sábado (14), a partir das 18h30.

O Museu também realizará a visita guiada Um acervo de curiosidades no sábado (14), às 16h, em que o público fará um percurso pelas exposições em cartaz. Para crianças de 5 a 10 anos, o domingo (15)  será dedicado a Oficina de Tecido Acrobático Voar com Gio, em dois horários, 15h30 e 16h30. Uma performance musical Pumm – Por um mundo melhor, às 16h, encerra a agenda do público infantil.

Em exposição, estão Agô, com obras de Ayrson Heráclito, na Galeria. No Casarão, Acervo inicial MAC_BAHIA e, na área externa do equipamento cultural, Muro, com participação de mais de 50 artistas urbanos.

Já no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) a programação acontece na quinta-feira (12) numa uma sessão especial de cinema às 10h, com o filme Brichos 3 Megavírus. À tarde será o filme Um Filme de Cinema. Ainda na quinta, às 15h30, acontece a Oficina de Pintura para Crianças. Às 16h30, o pátio da Capela servirá de palco para apresentação de Jiu-jítsu com crianças do Projeto Pérolas, iniciativa que atende crianças residentes nas comunidades do entorno do Solar do Unhão.

No domingo (15) a agenda infantil começa às 10h30 no Cine MAM com o Projeto Cinematografinho Festival de Curtinhas com ingressos da Saladearte. Às 11h será realizada a Contação de Histórias, com Verônica e France Silva, nas Oficinas do MAM. Às 14h terá cinema gratuito com o filme Bichos 3 – Megavírus. Também às 14h acontece a Oficina para crianças Danças Brincantes Corpo e Canto com o professor Gilmar Sampaio do BTCA, seguida das Oficinas de Pintura e Argila para Crianças, às 15h. O encerramento será ainda mais especial com a apresentação Você Sabia?, do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), às 16h, no Pátio da Capela.

Quatro exposições seguem abertas. No Casarão, os 100 Anos de Mario Cravo Jr; na Capela Acervo de Fotografias do MAM; no Espaço Lina, a Coleção de Arte Popular; e na Galeria 3 Frans Krjcberg – Novas Aquisições. O Museu ainda conta com a apresentação dos resultados das Oficinas de Pintura e Xilogravura (terça a sexta-feira, 13h às 18h).

PRIMEIRO MUSEU DO ESTADO DA BAHIA – No Museu de Arte da Bahia (MAB), no dia 12, a partir das 10h, na tradicional Feira Agroecológica que acontece às quintas-feiras, a criançada vai aprender uma maneira diferente e saudável de preparar e comer brigadeiro. À tarde, às 14h, Gilmar Sampaio, do Balé do Teatro Castro Alves realiza a Oficina Dança Brincantes Corpo e Canto, um resgate das brincadeiras e manifestações da cultura popular, integrando expressão corporal e canto. E sempre às 14h e 16h, de 12 a 14 de outubro, acontece uma oficina de modelagem em argila com a ceramista Marlice Almeida.

A programação segue na sexta seguinte (20), às 15h, com a Oficina Criativa para Smartphone, organizada pela Biblioteca de Arte José Pedreira do Museu e o Núcleo Educativo, em parceria com o fotógrafo Roberto Faria, da Escola Baiana de Fotografia. Já no sábado (21), a partir das 15h, é a vez da apresentação das crianças do Projeto Canções da Ester, da Associação Cultural e Esportiva da Comunidade de Canabrava.

Permanecem à disposição do público as exposições MAM NO MAB, Phobos – Tempo da Mente, Vistas da Bahia, A Escola Baiana de Pintura, e Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira.

NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR – A programação destinada ao público infanto-juvenil segue nos museus administrados pelo IPAC no Pelourinho. No Centro Cultural Solar Ferrão, além das exposições Brasil Futuro: As Formas da Democracia e Ancestralidade, memória e devoção: Salvaguardando tradições da Irmandade negra da Bahia, a programação contou com uma roda de conversa com a autora francesa Laura Nsafou debateu a importância da representatividade negra nas produções literárias infantis e adolescentes.

No Museu Udo Knoff de Cerâmica e Azulejaria, foi realizada uma oficina de pintura em azulejo para crianças, além das exposições Udo Colecionador e Releitura da História em Azulejo. No Museu Tempostal, a exposição Dois de Julho no Tempostal – Um desfile de Liberdade segue aberta ao público de terça a domingo, de 10h às 18h.

EM CABACEIRAS DO PARAGUAÇU – O Parque Histórico Castro Alves realiza até o dia 31, sempre às 10h e 15h, o Projeto Brincando como no tempo de nossos avós, com a utilização de brinquedos e atividades antigas. Seguem à mostra o Acervo do PHCA, Uma Casa Sertaneja e Nossas Curvas não se Curvam’. O projeto Sopa de Letras apresenta Tudo bem ser diferente, de Todd Parr e no destaque do mês na biblioteca, livros do escritor Jorge Amado ficam disponíveis para os visitantes, sempre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar