Coluna

Cabelo natural é o predileto entre as mulheres negras

cabelo natural é o predileto entre as mulheres negras brasileiras, revela o Tudo pra Cabelo, hub de conteúdo da Unilever. Pesquisa feita pelo site, juntamente com a empresa de pesquisas Opinion Box, mostra as atitudes perante os estilos mais populares e opinião sobre disponibilidade de produtos para cabelos crespos. O estilo natural saiu à frente entre as mulheres. Ele é usado por 63% delas no momento. Já o segundo colocado, o curto, foi dito por 6%.  Por sua vez, entre os homens, o estilo curto é o mais popular, adotado por 69% deles.  Outros estilos também vieram bem atrás, como o moicano, o preferido de 11% dos homens brasileiros.

“O cabelo natural atualmente é uma grande tendência. É um estilo que mostra a identidade particular e a beleza individual de cada mulher que o adota. Já entre os homens, creio que por motivos culturais e de aceitação, o cabelo curto prevalece”, opina Emanoel Reis, cabelereiro do Glória Casa de Beleza, salão especializado em cabelos naturais. Ele também aponta que atualmente o cabelo natural feminino com franja é um dos mais pedidos.

Em relação a periodicidade de mudança de estilo, a pesquisa detectou que 33% das pessoas usam o mesmo estilo de cabelo há mais de um ano.  Analisando por gênero, os homens se mostram mais apegados já que 36% deles disse que usa o mesmo estilo há mais de um ano enquanto 31% das mulheres dizem fazer o mesmo. No entanto, 19% dos homens afirmam mudar o estilo uma vez por mês. E somente 6% das mulheres afirma realizar o mesmo em um mês.

“Os homens cortam o cabelo com mais frequência. Isso explica a maior ida a salões em curto período de tempo. Na verdade, eles geralmente não vão ao salão mudar o estilo, mas para renovar o corte existente. Já as mulheres vão com menos frequência, mas são mais abertas as alterações, seja de estilo, comprimentos e texturas”, explica Reis.

Mercado – O estudo aponta uma ótima notícia quando o assunto é o mercado. Nove em cada dez pessoas acham que a variedade de produtos para cabelos cacheados/crespos existente hoje no mercado é maior do que há 5 anos, mostrando a percepção de evolução desse mercado. E oito em cada dez participantes da pesquisa acham que existem produtos suficientes no mercado para cabelos cacheado/crespo. Entretanto, 24% dos respondentes acreditam que o mercado poderia oferecer mais produtos para esses tipos de cabelo. Entre os produtos mais citados estão os modeladores de cacho, reparadores de ponta e os protetores solar capilar.

 

Metodologia: pesquisa feita entre 20 e 31 de outubro de 2022 entre a população brasileira, de diversas regiões e estratos sociais, que se declara parda e preta (IBGE). Foram entrevistadas 514 pessoas, de 18 a 39 anos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar