Coluna

6º Festival Radioca será na Fábrica Cultural e anuncia primeira atração: Ana Frango Elétrico

Agendando para acontecer nos dias 12 e 13 de novembro, o Festival Radioca anuncia o local de sua 6ª edição: a Fábrica Cultural, na Ribeira, mais um espaço de Salvador que será transformado em palco da diversidade da música contemporânea brasileira. Na programação, a primeira atração confirmada é Ana Frango Elétrico, do Rio de Janeiro, que vem pela primeira vez à capital baiana e apresenta o show do aclamado álbum “Little Electric Chicken Heart”. Ingressos já estão à venda em www.ingressolive.com/6o-festival-radioca.

Nas locações do Radioca, que já ocuparam diferentes regiões da cidade, é destaque uma ambientação própria, personalizando o acolhimento ao público com belas surpresas e variados serviços. Desta vez, o escolhido é esse espaço multicultural na Península de Itapagipe, no local da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, com uma área de 7.000 m² cedida pelo Estado da Bahia para a organização social presidida por Margareth Menezes. Criada em 2014 com a desafiadora meta de se estabelecer enquanto referência do campo cultural e do empreendedorismo da Bahia, a Fábrica Cultural tem o compromisso de promover projetos, ações e metodologias educativas, culturais e produtivas. Em seu entorno, belos cenários de Salvador testemunham uma intensa movimentação de pessoas em praias, calçadão, marina, embarcações, bares, restaurantes, além de sua famosa sorveteria.

Para levar sua música a este ambiente, Ana Frango Elétrico chega como a primeira aposta do Radioca 2022. Misturando influências que passeiam dos anos 1950 aos 2000, um rock balada jazz com sonoridades antigas e experimentais em colisão, o seu segundo e mais recente disco, “Little Electric Chicken Heart”, lhe rendeu a premiação como Revelação Musical de 2019, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além das indicações ao Grammy Latino (Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa) e ao Prêmio Multishow da Música Brasileira (Disco do Ano e Revelação).

Desde 2015, Ana Frango Elétrico pesquisa elementos ordinários do cotidiano, saturando a realidade em formas gráficas, poéticas e sonoras. Em 2018, seu trabalho ganhou projeção nacional na cena musical independente, com o lançamento do álbum de estreia, “Mormaço Queima”. Uma de suas produções mais novas tem outro formato: “Escoliose: paralelismo miúdo” (Garupa Edições, 2020), livro em que reúne poemas, gravuras e ilustrações. Dois singles foram lançados em 2020, “Mama Planta Baby” e “Mulher Homem Bicho”, pelos quais recebeu o prêmio Women’s Music Events Awards na categoria Melhor Produtora Musical. Atualmente, Ana está em estúdio gravando seu terceiro disco.

O 6º Festival Radioca tem produção da Tropicasa Produções e patrocínio do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar