Agenda

4° Festival Barris de Música a partir desta sexta-feira (03)

O Velho Espanha Bar e Cultura apresenta, entre 3 e 5 de novembro (sexta-feira a domingo), o Festival Barris de Música, que celebra o sexto ano da reinauguração do centenário Bar do Espanha, localizado no centro de Salvador/Ba. Durante três dias, 5 atrações da cena musical baiana desfilarão repertório de samba, blues, MPB, african pop, instrumental e música contemporânea.

Com uma programação musical sintonizada com os sons que Salvador produz, a quarta edição do Festival celebra os artistas da Bahia e o retorno do festival após 3 anos. A abertura acontece na sexta-feira (27), com o grupo Linha 8. No sábado (29), é a vez do Júlio Caldas Blues Trio e da banda Samba Maria agitarem o público. Já no domingo (30), o som fica por conta do grupo instrumental Cravo & Canela e da cantora Karen Cuzco. O evento funciona mediante contribuições voluntárias do público e possui classificação indicativa livre.

Retorno em novo endereço:

Após um hiato de três anos, correspondentes à pandemia e à retomada do setor cultural, o Festival Barris de Música retoma suas atividades em novo endereço, no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, que está localizada em frente ao Velho Espanha Bar e Cultura. A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina abre as portas para celebrar a cultura e os artistas baianos, em uma iniciativa de democratização do espaço e formação de plateia.

O grupo Linha 8, oriundo do bairro da Liberdade e formado por Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo), Papa Mel (bateria) e Maninho (guitarra), abre o Festival na noite de sexta, apresentando o seu som African Pop. O sábado se inicia com o multi-instrumentista Júlio Caldas apresentando o seu trio de blues, tocando guitarra, slide e voz, em canções que farão parte do seu próximo trabalho. O experiente grupo Samba Maria, liderado por Lila Brasileiro, encerra a noite, com uma deliciosa roda de samba.

No domingo, o Trio Cravo e Canela, formado por Uirá Nogueira (bateria), Caio Ferreira (piano) e Giroux Wanziler (baixo), se apresenta combinando elementos clássicos da música brasileira e elementos contemporâneos. Após, a cantora Karen Cuzco apresentando seu projeto autoral, com influências de jazz e pop, lançando seu EP “Fora da Tua Lista”. Durante os dias dos eventos, alimentos perecíveis serão arrecadados, dentro da campanha Bahia Sem Fome.

Seis anos de cultura e boemia:

Reinaugurado há aproximadamente seis anos, o Velho Espanha Bar e Cultura se situa num casarão antigo no centro de Salvador, que abrigava desde 1918, o Armazém Espanha. A tradição de vender utensílios para famílias do bairro, como querosene e farinha de mandioca, transformou-se numa atividade de saciar a sede da boemia soteropolitana. Baianos ilustres com Glauber Rocha e Josaphat Marinho são alguns dos clientes que freqüentaram o local.

Ressignificado, o Velho Espanha hoje oferece uma programação cultural regular. O espaço multilinguagem promove apresentações musicais, mas também recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Armandinho Macêdo, Gerônimo, Côco Raízes de Arcoverde, Rogério Skylab, roberto Mendes e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.

Serviço:

IVº Festival Barris de Música

Período: de 3 a 5 de novembro de 2023

Horários:

3/11 – Sexta – Grupo Linha 8 (18h)

4/11 – Sábado – Júlio Caldas Blues Trio (15h) e Samba Maria (18h)

5/11 – Domingo –Trio Cravo & Canela (15h) e Karen Cuzco (18h)

 

Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris)

Valor: Pague quanto puder

Apoio: Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado da Bahia

Informações: (71) 98250-2808

Classificação indicativa: livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar