O Instituto Yduqs e o IDOMED lançam um curso online e gratuito de letramento étnico-racial, parte do programa Mediversidade, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho). Com 40 horas de carga horária, o conteúdo, desenvolvido pelo médico Fleury Johnson, é voltado a estudantes, docentes, colaboradores e profissionais da saúde.
O curso abrange temas como autoconhecimento, manifestação do racismo na prática clínica, e estratégias de enfrentamento. Os participantes que concluírem todas as atividades propostas receberão certificação de 40 horas, reconhecida para fins acadêmicos e profissionais. Dr. Fleury Johnson afirma que o curso é “um passo fundamental para fortalecer a prática profissional com uma formação mais humana, técnica e ética”.
O lançamento ocorre em um momento de destaque para o programa Mediversidade, que foi reconhecido no Festival de Cannes com dois prêmios por iniciativas como o livro e curta-metragem “O Corpo Preto”. Lançado em 2024, o Mediversidade busca tornar o ensino da medicina mais diverso e atento aos vieses sociais, com o objetivo de garantir que futuros médicos compreendam e respeitem a pluralidade da população brasileira. O acesso ao curso está disponível clicando AQUI.

