A Casa da Mãe será o palco para os Ensaios Abertos de “Pupurriaçu”, projeto do cantor, compositor e multi-instrumentista Tuzé de Abreu. As apresentações acontecerão nas noites de quinta-feira no mês de abril, começando sempre às 21h.
Após um hiato de sete anos, Tuzé de Abreu, 75 anos, médico, cantor, compositor e multi-instrumentista com longo currículo e raízes na música brasileira, volta aos palcos com novo projeto ‘Pupurriaçu’, onde revisita sua trajetória a partir de 31 canções da sua autoria, cantadas e tocadas ininterruptamente em um ‘grande (‘açu’ em tupi-guarani) pot-pourri (em francês ‘…execução de várias músicas em uma única faixa).
O projeto nasceu de forma espontânea durante o período final da pandemia, com o objetivo de se ter disciplina, ter uma rotina e poder voltar a criar e desenvolver um novo trabalho, mas logo se tornou um processo auto-terapêutico de mergulho em si próprio.
Com toda a bagagem musical de Tuzé com profundas relações com nomes da música popular e experimental, convivendo e trabalhando desde João Gilberto a Walter Smetak, o ‘Pupurriaçu’ tem a cada dia se tornado ainda mais revelador em suas auto-reflexões e sobretudo potente no fortalecimento psicológico e na autoestima de Tuzé, artista que se põe vulnerável e arrisca despir das camadas de arranjos para apresentar seu novo projeto sozinho nos palcos.
Sua voz, suas canções, seu violão e à cada verso, muitas memórias e poesia de um cancioneiro que se descobre ao longo do processo, autodeclaradamente uma mistura entre Riachão, sambista, o qual também era amigo e já tocou junto, e o artista visual Bispo do Rosário, sergipano de Japaratuba, que a partir da valorização de manifestações artísticas de indivíduos com transtornos mentais obtida através dos trabalhos realizados pela Dra. Nise da Silveira, tornou-se conhecido tendo sua obra vista por muitos como vanguardista.