Thiago Romero vence prêmio Bahia Aplaude

0
268
Candomblé da Barroquinha -Créditos Caio Lírio

O espetáculo “Candomblé da Barroquinha” e seu diretor, Thiago Romero, foram os vencedores da categoria Melhor Direção na 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude. A cerimônia ocorreu na noite da última quinta-feira (29), em Salvador. A montagem, uma homenagem ao Candomblé Ketu, estreou em janeiro no Centro Cultural da Barroquinha com aclamação da crítica e ingressos esgotados.

“Esse espetáculo me fez pensar muito em metodologias, processos e, de uma certa maneira, eu pude perceber que o Teatro também cura a gente. agradeço a Daniel Arcades, Laíse Castro, à Dan Território, ao elenco e equipe que foram comigo para contar essa história. agradeço a todos a ancestralidade de Yadeta, Yakala e Yanasso e ao chão do terreiro, que me possibilitaram abrir mais uma pista para as nossas histórias muitas vezes silenciadas”, seu destaque Thiago Romero, diretor premiado, em discurso de agradecimento.

“Candomblé da Barroquinha” traz à cena as vivências cotidianas de Marcelina, uma jovem abian, e da comunidade à sua volta. Apesar de ficcional, a obra é fundamentada a partir da pesquisa do diretor Thiago Romero e do dramaturgo Daniel Arcades, e o enredo revisita o que se tem como umas das histórias sobre a origem do candomblé, remontando suas origens, e celebrando a história espiritual e cultural do povo negro diaspórico.

Realizado pela DAN Território de Criação, o espetáculo tem no elenco nomes conhecidos cena teatral baiana como Nitorê Akadã, Yalorixá do Ilê Axé Egbe Omi N’lá, Fernanda Silva, Larissa Libório, Shirlei Silva, Antonio Marcelo e Diogo Teixeira. A coreografia é de Nildinha Fonseca, a direção musical é de Lucas Maciel e a direção de produção é de Laise Castro.

Thiago Romero

Esta é a quarta conquista de Romero na premiação (como anteriores ainda como Prêmio Braskem de Teatro). Em 2021 conseguiu “Nau”, vencedor na categoria Espetáculo Adulto, em 2019 foi premiado como melhor diretor por “Última Chamada” e, em 2016 conseguiu “Rebola”, vencedor nas categorias Melhor Texto e Espetáculo Adulto.

Diretor, diretor de arte, figurinista, cenógrafo, maquiador, ator, arte-educador, Thiago Romero fundou o “Teatro da Queda”, grupo que há 15 anos se dedica ao estudo da abordagem de corpos com diversidade de gêneros na dramaturgia norteado pelo conceito da Afro-Fabulação e integrou a “Cia. NATA”. É idealizador da plataforma artística DAN – Território de Criação, juntamente com Daniel Arcades e Laíse Castro. É coordenador de figurino do Centro Técnico do Teatro Castro Alves. Atualmente pesquisa diálogos entre performance e audiovisual através do trabalho da Afro Drag Barbárie Bundi e desenvolve, junto com Daniel Arcades, uma pesquisa sobre obras cênicas virtuais, como os espetáculos já realizados “Lagoa das Feiticeiras” e “Nau”.