O audiovisual baiano marcará presença no prestigiado Festival de Cannes, que acontece de 13 a 24 de maio, com a Têm Dendê Produções. Vânia Lima e Keyti Souza, sócias da produtora, participarão de diversas atividades durante o evento na cidade francesa.
A agenda da dupla será movimentada por lá. Já no dia 19 de maio o Brasil — país de honra desta edição — será realizado o encontro de café da manhã “Producers Network” para “apresentar cinco dos mais promissores produtores talentosos e criativos do Brasil e seus trabalhos mais recentes” , como define a publicação com o anúncio no perfil oficial do festival. Entre eles, Keyti Souza estará representando o Têm Dendê, formando o grupo que foi selecionado e apoiado por meio de um edital realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil.
“Ser uma das produtoras no Producers Network representando o Brasil em Cannes (Marché du Film) é uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade do nosso audiovisual brasileiro e do que estamos trabalhando aqui no Têm Dendê. Participar em um dos maiores eventos do setor fortalece o intercâmbio cultural e as parcerias internacionais que estão no nosso desenho atual. É um passo significativo para o audiovisual brasileiro consolidar a presença no cenário global, estamos animados em fazer nossa parte” , pontua Keyti, que também é diretor administrativo da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
Antes disso, no dia 18 ela estará na conferência “Com quem (co)produzir no Brasil?”, promovida pelo Ministério da Cultura brasileiro. A mesa contará com as presenças de Marco Altberg, CEO da Indiana Produções Cinematográficas e Conselheiro Federal da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente); Juliana Soares, CEO da Destemida Filmes; Eva Pereira, da Cunhã Porã Filmes e diretora da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste; e Luiz Alberto Rodrigues, presidente da Fundacine. A moderação será de Morris Kachani, gerente executivo do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo.
Já Vânia Lima se juntou ao diretor Bernardo Ale Abinader para apresentar o filme “O Barco e o Rio” (no qual ela assina a produção executiva) em reuniões e pitching. “Fomos convidados para integrar o Lab Factory no ano passado através do diretor Bernardo Alê Abnader, e vamos levar o nosso longo para apresentação em pitching e encontros para co-produção no Festival. É a segunda vez que estamos com nosso filme na França e estamos muito animados com a troca com produtores de outros países e o apoio do projeto Paradiso nessa missão” , antecipa Vânia Lima.
Bernardo destaca que participou de um evento como Cannes “é um grande sonho” . “É o maior evento de cinema do mundo e acredito que essa oportunidade abrirá muitas portas. Estou ansioso para apresentar o meu projeto de longa, ‘O Barco e o Rio’, para o mercado francês. Foi por conta dele que eu entrei no programa do Factory e assim tive a oportunidade de gravar o curta que exibirei, pois fui selecionado a partir do projeto de longa” , conta, lembrando que ele exibirá ainda o curta “Como Ler o Vento”, projeto selecionado pela Quinzena dos Realizadores no âmbito da Fábrica de Realizadores Ceará-Brasil.
O grupo Têm Dendê desenvolve conteúdos originais, produz e comercializa filmes, séries e projetos audiovisuais com foco em narrativas diversas, descentralizadas e com novos olhares sobre o Brasil. Com mais de 50 títulos produzidos e entregues ao mercado nacional, Dinamarca, Costa Rica, Panamá e EUA, o grupo atua entre as empresas de conteúdo mais bem pontuadas do Brasil.