O câncer de pulmão é o segundo mais incidente no mundo, com 2,2 milhões de casos novos, o que corresponde a 11,4% de todos os tipos de câncer. Entre homens, ocupa a primeira posição e, entre as mulheres, a terceira. Com o objetivo de propagar o alerta à população sobre a necessária conscientização, o Shopping Barra se junta ao movimento Agosto Branco para chamar a atenção sobre a doença, e ganha iluminação especial branca em sua fachada.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, as estimativas de câncer de pulmão, traqueia e brônquio são de 32.560 novos casos por ano para o triênio de 2023 a 2025. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, sendo o consumo de derivados do tabaco a causa principal em cerca de 85% dos casos diagnosticados. Dentre os principais alertas está o uso de cigarro, que inclui os cigarros eletrônicos conhecidos como “vape”, bastante popular entre os jovens.
Em 2023, um a cada quatro brasileiros de 18 a 24 anos (23,9%) já utilizou cigarro eletrônico, segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela organização global de saúde pública Vital Strategies.
A campanha adverte, em particular, para a exposição passiva, já que não fumantes também precisam ter cautela. Inalar a fumaça indiretamente e a exposição à poluição ambiental e ao gás radônio (gás radioativo liberado do solo em regiões ricas em minérios) são fatores de risco. Somam-se ainda os riscos ocupacionais. Daí, a relevância de manter o ambiente de trabalho saudável, livre de fumo, com políticas eficazes para todos.