Santo Antônio de Jesus celebra São João com decoração tradicional

0
196
Decoração - Luciano Almeida

A cidade de Santo Antônio de Jesus se encontra em pleno clima junino, com uma decoração que a transforma em um autêntico cenário de festa caipira. Das vibrantes bandeirolas coloridas aos modernos espaços “instagramáveis”, moradores e visitantes são acolhidos por uma atmosfera rica em cores, cultura e tradição nordestina. Um dos pontos altos da ornamentação é a estrutura na Rua Ursicino Pinto de Queiroz, principal acesso ao Espaço do São João. O local se tornou uma parada indispensável para quem busca registrar momentos e se conectar com as raízes das festas do interior, com elementos que evocam casas típicas, a vida na roça e as celebrações características da região.

Neste ano, a proposta foi unir a modernidade da maior cidade do Recôncavo com a essência cultural das festas do interior. “A gente quis trazer, junto com a modernidade de Santo Antônio de Jesus, o visual mais cultural da festa típica junina, usando produtos que nossos antepassados usavam na decoração. Então é uma decoração que usa fitas coloridas, chapéus, palhas, bandeirolas… São elementos típicos de uma festa de interior para que as pessoas possam viver essa experiência aqui”, explica Júnior Souza, chefe de projetos e eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Secult) de Santo Antônio de Jesus.

A decoração é uma atração à parte do São João. As ruas e o Espaço do São João estão completamente feitos por bandeirolas, fitas e adereços que reforçam a identidade nordestina. O clima junino também se estende até a Feira Livre, outro ponto de visitação que valoriza a agricultura familiar, a culinária e o artesanato local.

O projeto desenvolvido pela Secult reforça o compromisso com a valorização da cultura, do artesanato e da tradição popular. Além de embelezar a cidade, a decoração fomenta a economia criativa, gera renda para artistas e artes locais e transforma Santo Antônio de Jesus em um dos principais destinos juninos do Brasil.