Salvador recebe Mostra de Cinemas Africanos de 18 a 25 de setembro

A Mostra de Cinemas Africanos realiza mais uma edição em Salvador (BA), entre os dias 18 e 25 de setembro com sessões no Circuito Saladearte Cinema da UFBA, Cine MAM e Cinema do Museu, além do Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação).

Neste ano a programação na cidade baiana também é marcada por um encontro inédito que vai reunir mais de 50 profissionais do audiovisual africano e brasileiro, que atuam em diversos setores da cadeia de produção, do roteiro à distribuição. Outras atividades paralelas, como cursos, bate-papos e laboratório crítico também integram a programação. Informações no site www.mostradecinemasafricanos.com

Nesta edição, serão apresentados mais de 30 filmes de 16 países do continente africano, com vários títulos inéditos no Brasil e uma curadoria de programações especiais que giram em torno de marcos históricos como os 30 anos de liberdade na África do Sul, 30 anos do genocídio em Ruanda e o centenário de Amílcar Cabral (1924-1973), icônico líder revolucionário da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

A abertura do festival acontece dia 18 de setembro, no Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação), às 20h, com exibição do filme “Banel & Adama” (2023), da jovem franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy. O conto senegalês acompanha um jovem casal de uma pequena aldeia confrontado pelas convenções da sua comunidade. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 e faz sua pré-estreia comercial no Brasil durante a Mostra. Outro destaque é o longa “Black Tea – O Aroma do Amor” (2024), de Abderrahmane Sissako, um dos cineastas mais consagrados do continente africano. O longa, inédito no Brasil, conta a história de uma jovem da Costa do Marfim que se apaixona por um homem chinês mais velho, após imigrar para a Ásia. Ambos os cineastas estarão presentes na programação do festival.

Entre os filmes estreantes no Brasil que também contarão com a presença dos seus realizadores, estão a docuficção “Pirinha” (2024), da cabo-verdiana Natasha Craveiro, que apresenta a jornada de uma jovem lutando para libertar-se das masmorras de seu subconsciente e dos traumas de infância. Da África do Sul, o documentário “Banido” (2024), de Naledi Bogacwi, narra os acontecimentos em torno do filme “Joe Bullet” (1973), composto totalmente por pessoas africanas negras e banido pelo governo do apartheid. Já o nigeriano Dika Ofoma discute as complexidades das relações comunitárias e familiares em um contexto de tensão política no curta “Uma Segunda-feira Tranquila” (2023).

A Mostra de Cinemas Africanos 2024, único festival no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos, tem curadoria de longas-metragens assinada por Ana Camila Esteves, diretora e idealizadora do evento, e pela programadora senegalesa Ibee Ndaw.

“Mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso de trazer ao Brasil o melhor dos cinemas africanos recentes, permitindo ao público brasileiro conhecer e apreciar a riqueza e diversidade dessas cinematografias”, afirma Ana Camila. Ela também destaca a importância da Mostra em promover a produção de conteúdo sobre o cinema africano: “É essencial para nós abordar os acontecimentos que marcaram a História da África, como os traumas do genocídio de Ruanda e do apartheid na África do Sul, que ainda ressoam no imaginário dos cineastas desses países. Da mesma forma, celebrar o centenário do líder revolucionário Amílcar Cabral é uma forma de homenagear as histórias de resistência dos povos africanos como um todo”.

SERVIÇO:

Mostra de Cinemas Africanos 2024

Salvador (BA): 18 a 25 de setembro
Exibição de filmes: Cineteatro 2 de Julho, Circuito Saladearte Cinema da UFBA, Cinema do Museu e Cine MAM.
Encontros do Audiovisual Brasil-África: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB – Federação).
Atividades Paralelas: Museu de Arte Contemporânea da Bahia.
Filmes: mais de 30 filmes de 16 países.
Cineastas africanos convidados: Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Ramata-Toulaye Sy (França/Senegal), Natasha Craveiro (Cabo Verde), Naledi Bogacwi (África do Sul), Dika Ofoma (Nigéria)
Programação completa: mostradecinemasafricanos.com

Leia também

Jau, Sarajane e Sambaiana são as atrações já confirmadas no 3º Mercado Iaô Primavera

Jau, Sarajane e Sambaiana são as atrações já confirmadas para a 3ª edição do Mercado Iaô Primavera, que acontece no dia 29 de setembro...

Os Autorais lançam o single “Namorando na Bahia”

O grupo Autorais, formado pelos talentosos compositores Jorge Zárath, Tonho Matéria e Tenison Del Rey, anuncia o lançamento de seu novo single intitulado Namorando...

Em destaque