Salvador celebra centenário de Mãe Stella de Oxóssi com exposição gratuita

Como parte das comemorações do centenário de nascimento da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, o ME Estúdio Fotográfico inaugura no dia 11 de abril, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, a exposição gratuita ‘Maria Stella de Azevedo Santos – Meu Tempo é Agora’. A mostra, inserida no projeto “IMORTAIS – Reverberando histórias, culturas e saberes” , ficará aberta ao público até 31 de maio, com visitas das 16h às 19h.

Na ocasião, o público poderá conferir obras de 30 artistas convidados, entre livros e fotografias que retratam a trajetória de Mãe Stella, que também foi enfermeira e escritora especialista da Academia Baiana de Letras. A programação conta oficinas e rodas de conversa sobre o papel fundamental da ialorixá na preservação e difusão do candomblé e da cultura afro-brasileira no Brasil e no mundo, além de exibição de documentários.

Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella, foi uma das maiores yalorixás do Brasil. Iniciada aos 14 anos de idade para Oxóssi, ela viveu 80 anos dentro do Candomblé, guiada no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá – casa que chegou a liderar por mais de quatro décadas.

Lançado em 2019, o projeto IMORTAIS vem referenciando figuras da arte e cultura, com feitos como tributos a Marlon Brando e Marcello Mastroianni, do cinema, e figuras emblemáticas como Frida Kahlo, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago e Milton Nascimento.

Leia também

Casa da Felicidade realiza Quinta do Baião na véspera do feriado (30)

Um convite para quem quer reviver o forró raiz e se deixar levar pelo som que é a cara do Nordeste. Nesta quarta-feira, dia...

Chegada do Mounjaro ao Brasil: médico baiano reforça o perigo da automedicação

A aprovação e chegada do Mounjaro às farmácias brasileiras promete transformar a forma como pacientes com obesidade e sobrepeso são tratados no país. Antes disponível...

Em destaque