Primeira médica negra do Brasil recebe homenagem em Salvador

0
139
Dra. Maria Odília Teixeira Lavigne (Foto Acervo pessoal)

A Alclin Hospital de Olhos homenageia a primeira médica negra do Brasil, Maria Odília Teixeira. O centro cirúrgico da unidade no Itaigara, em Salvador, será batizado com o nome da profissional, que foi a primeira a se formar na Faculdade de Medicina da Bahia no ano de 1909.

Nascida em São Félix, no Recôncavo Baiano, Maria Odília superou obstáculos sociais e raciais para concluir sua formação e se tornar, cinco anos depois, a primeira professora da instituição. Sua tese sobre o tratamento da cirrose se destacou por ser um tema ousado na época, diferente dos focos em ginecologia e pediatria de outras poucas mulheres que se formaram antes dela.

A cerimônia de inauguração acontece em 8 de agosto e também prestará tributo a outras figuras ligadas à família Lavigne, como José Leo Lavigne e Marzio Azaro. Segundo o diretor da Alclin, Dr. André Luis Lavigne, é uma honra poder eternizar o nome da avó. Ele espera que a história dela inspire profissionais e pacientes a construírem uma medicina mais humana, inclusiva e de excelência.