A capital baiana sediará a 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias no dia 25 de julho. O evento, realizado pela Associação de Terreiros da Bahia EGBÉ AXÉ, acontecerá às 18h30 no Palacete Tirachapeu, localizado no Centro da cidade. A entrada será solidária, com a doação de uma lata de leite em pó.
O prêmio foi criado para reconhecer trajetórias de liderança feminina em comunidades e organizações, e nesta edição homenageará dez mulheres negras que atuam em diferentes áreas da sociedade. As indicadas foram selecionadas por uma comissão composta por representantes da sociedade civil.
Valorização e impacto social
A presidente da associação e idealizadora da iniciativa, Mãe Diana de Oxum, afirma que o prêmio valoriza o papel das mulheres negras, de terreiro e indígenas na construção de soluções para os desafios enfrentados por seus territórios. “Utilizamos o diálogo social para compreender e enfrentar os conflitos que nos cercam”, destaca Mãe Diana.
A EGBÉ AXÉ atua na preservação das manifestações culturais de matriz africana e no combate à intolerância religiosa, ao racismo e às desigualdades. Toda a arrecadação de leite em pó será destinada a duas instituições filantrópicas da capital baiana.
Agenda
13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias
Quando: 25 de julho(sexta-feira)
Onde: Palacete Tirachapéu – Centro Gastronômico, Cultural e de Eventos
Endereço: Rua Tira-Chapéu, R. Chile, 1 – c – Centro Histórico, Salvador – BA,
Horário: 18h30
A entrada será solidária, com a doação de uma lata de leite em pó