Premiado violinista Mário Soares lança Orquestra Afrodiaspórica com shows nos dias 23 e 24 de novembro

Um dos grandes nomes da música instrumental baiana contemporânea, o premiado violinista Mário Soares e sua Orquestra Afrodiaspórica se apresentam no dia 23 de novembro no Mirante do Solar, em Itaparica, e no dia 24 de novembro na Casa Rosa, em Salvador. De uma fusão única entre ritmos afrobaianos e afrobrasileiros, música popular e de concerto, o show celebra a ancestralidade e pluralidade cultural brasileira. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos através do sympla.

Idealizada e dirigida por Mário Soares, a Orquestra Afrodiaspórica se destaca por uma sonoridade original que combina instrumentos tradicionais de orquestra — como violino, viola e violoncelo — com elementos urbanos de banda, como bateria, baixo e violão; além dos tambores e percussão, com ritmos originários de matriz africana. O grupo é formado por Alexandre Vieira (baixo), Beatriz Sena (percussão), Laís (Viola), Mário Soares (violino), Nilton Belmonte (violoncelo), Robinson Cunha (bateria e percussão) e Tarcísio Santos (violão). O músico Ruan de Souza assina os arranjos musicais.

O repertório diverso e rico promete agradar a todos os públicos, incluindo canções autorais, peças de importantes multi-instrumentistas como Villa-Lobos e Letieres Leite, além de canções consagradas popularmente como “Cordeiro de Nanã”, “⁠Lamento Sertanejo”, “S⁠amba da minha Terra” e “Festa do Interior”.

“Queremos transmitir a história e a riqueza cultural da Bahia e do nosso povo, mostrando que as diferenças existem para enriquecer o mundo, não para nos separar. A Orquestra Afrodiaspórica é a expressão dessa união que através da música caracteriza a identidade brasileira”, ressalta Mário Soares. A realização do show “Mário Soares e Orquestra Afrodiaspórica” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), promovendo o acesso à arte e à cultura para públicos diversos.

Outro destaque do show será a apresentação do “Hino do Senhor do Bonfim”, que contará com a participação da artista e percussionista Lan Lanh no berimbau e de Mário no violino. “Pra gente é muito emblemático juntar esses dois instrumentos de corda, de universos distintos, em uma música repleta de simbolismo para a cultura baiana”. Lan Lanh também participa do show tocando cajon e outros instrumentos percussivos

Com uma trajetória de 24 anos de carreira, Mário é membro das Orquestras Sinfônicas da Bahia e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrou orquestras renomadas no Brasil e Europa e colaborou com grandes ícones da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Baby do Brasil. Em 2016 foi vencedor do Prêmio Caymmi na categoria música instrumental.

“A ideia é trazer à frente essa identidade mais afrobaiana, que fala sobre quem eu sou também: um homem negro, baiano, nascido em Itaparica. Essa é a minha raiz, junto com o que fui aprendendo no caminho: a música de concerto, o samba, o choro, a música brasileira e nordestina. Ainda há muito a aprender, mas vejo a beleza de conciliar estéticas e estilos, enxergando para além de supostos embates estéticos, acreditando nos contrastes como elementos aglutinadores e não tão apartados”, conclui o violinista.

Oficina Gratuita para Instrumentos de Corda Friccionadas

Além das apresentações, Mário Soares também realizará a oficina “Os ritmos afrobaianos e afrobrasileiros para cordas friccionadas”, como violino popular e clássico, viola, violoncelo e baixo. A oficina acontece dia 24 de novembro, das 8h às 12h, na Sala Rosa da Casa Rosa (Rio Vermelho). A entrada é gratuita e aberta ao público interessado em explorar o universo da percussão baiana e ampliar seus conhecimentos musicais.

Este projeto é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e Banco do Nordeste. A produção é assinada por Girar Cultura e Entretenimento e Soares Produções e tem apoio da Casa Rosa.

SERVIÇO

SHOW – Mário Soares e Orquestra Afrodiaspórica
23 de novembro (sábado)
17h – Mirante do Solar – Itaparica
24 de novembro (domingo)
Duas apresentações: 17h e 20h na Casa Rosa (Rio Vermelho) – Salvador
Gratuito
Oficina: Os ritmos afrobaianos e afrobrasileiros para cordas friccionadas”
24 de novembro (sábado)
8h às 12h
Casa Rosa (Rio Vermelho) – Salvador
Gratuito

Leia também

Bazar dos Bazares comemora 6 anos com garimpos para as festas de fim de ano e atrações gratuitas no Parque da Cidade

Em clima de fim de ano, nesta edição de aniversário, o Bazar dos Bazares celebra com programação gratuita e atrações que fazem parte dos...

Bell Marques leva show que celebra 10 anos de carreira solo para Morro de São Paulo

Bell Marques faz show neste fim de semana no destino turístico, que é um dos mais procurados do Brasil. O cantor baiano é uma...

Em destaque