Com o tema “Sabores da Terra”, a 19ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte movimenta a cadeia produtiva no Litoral Norte da Bahia. De 11 a 21 de dezembro, em Praia do Forte, Guarajuba e outros locais, o evento destaca ingredientes regionais como mel, queijos de cabra, coco, cachaça e raízes. O festival fortalece a conexão direta entre produtores rurais e restaurantes.
Dois dos restaurantes participantes, Tabaréu (no Tivoli Ecoresort Praia do Forte) e Bela Nordestina (na Vila de Praia do Forte), têm o mel como ingrediente em comum, fornecido pelo Meliponário Pólen Dourado. A nova chef executiva do Tivoli, Tânia Godoi, assina o prato “Da Roça ao Mar”, um polvo grelhado sobre purê de aipim com queijo de cabra artesanal. O prato celebra “o encontro do campo com o mar e a riqueza dos ingredientes baianos”.
Já o restaurante Bela Nordestina, com forte raiz no cardápio, apresenta o Fumeiro flambado no licor de laranja e mel. O evento é uma realização da 2D Projetos Culturais e Eventos e tem patrocínio da Bahiagas e apoio de outras instituições, como a Turisforte. Mais informações sobre o festival podem ser acompanhadas no perfil @temperonoforte_.





