A Orquestra Sinfônica da Bahia inicia sua programação de agosto com um concerto gratuito nesta quinta-feira (08 de agosto), às 19h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. A apresentação faz parte da Série Manuel Inácio da Costa, projeto em que a OSBA percorre igrejas de Salvador. A regência será da maestra convidada, a paulista Natália Larangeira, com solo do chefe do naipe de trompetes da OSBA, Heinz Schwebel.
No programa, serão interpretados o “Concerto para Trompete em Si Bemol Maior” do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) e a “Sinfonia Nº 1 em Dó Menor” da compositora alemã Emilie Mayer (1812-1883).
Obra de compositora alemã é destaque do programa
A maestra Natália Larangeira destaca a importância da execução da “Sinfonia Nº 1” de Emilie Mayer, considerando-a uma obra verdadeiramente significativa para a música sinfônica. Para a maestra, esta obra de Mayer demonstra o profundo domínio da forma clássica de composição, além de uma riqueza de imaginação musical.
Muitas vezes chamada de “Beethoven feminina”, Mayer conseguiu não apenas conquistar o reconhecimento de seus contemporâneos, mas também construir um legado musical substancial. Ela compôs uma vasta gama de obras, incluindo oito sinfonias e doze quartetos de cordas, que foram amplamente celebradas em seu tempo.
“A presença de obras de compositoras em programas orquestrais é crucial para a diversidade do repertório e para a promoção da igualdade de reconhecimento. Celebrar uma peça de uma compositora como Mayer ajuda a reescrever a narrativa musical, destacando que a genialidade não tem gênero. É uma oportunidade de refletir sobre a contribuição significativa que mulheres como ela fizeram para a música, muitas vezes em um ambiente onde suas conquistas eram minimizadas”, afirmou Natália Larangeira.
Além disso, a maestra expressou entusiasmo pela colaboração com o solista Heinz Schwebel, chefe do naipe de trompetes da OSBA, que interpretará o concerto para trompete de Vivaldi. Larangeira considera esta peça uma celebração do virtuosismo e da expressividade que o trompete pode oferecer, destacando a importância de valorizar obras que desafiam e destacam a habilidade dos solistas.
Viagens Sinfônicas no Teatro Faresi
Já no dia 16 de agosto (sexta-feira), às 20h, a Orquestra apresenta a terceira edição este ano do Viagens Sinfônicas, série que busca proporcionar uma imersão sensorial e didática nos elementos musicais das obras apresentadas, destacando algumas das composições mais relevantes da música de concerto.
Com a regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto contará com a participação como solista do violoncelista paulista Luiz Fernando Venturelli. Ele interpretará com a OSBA o “Concerto para Violoncelo em Dó Maior”, do austríaco Joseph Haydn (1732-1809); e o “Concerto para Violoncelo, Op.129”, do austríaco Friedrich Gulda (1930-2000).
O programa será completo com a estreia de “Fantasia Concertante para Três Trombones e Orquestra”, composição do baiano Jamberê Cerqueira feita por encomenda da OSBA. Na interpretação desta peça, haverá a participação como solistas do trio de trombonistas da OSBA, formado pelos músicos Michele Girardi, Hélio Góes e Mauro Madruga.
Os ingressos para a edição do Viagens Sinfônicas estão à venda pela plataforma online Sympla pelos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).