Orquestra Afrosinfônica marca reabertura de espaço cultural em Camaçari

0
64
Orquestra_Afrosinfonica_crédito-Pedro Soares

A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, será a grande atração do concerto de reabertura da Cidade do Saber, em Camaçari. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (20), às 20h20, no Teatro da Cidade do Saber, e contará com a participação especial dos cantores Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, do BaianaSystem. A entrada é franca e os convites podem ser retirados on-line no Sympla ou presencialmente na bilheteria do teatro na própria quarta-feira, a partir das 10h.

O maestro Ubiratan Marques expressou sua emoção por voltar ao palco da Cidade do Saber, um local onde ele já dirigiu um projeto de iniciação musical e a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira. Ele afirma que o projeto musical que ele desenvolveu na cidade o inspirou a criar o “Ponte Para a Comunidade”, que oferece cursos gratuitos e fortalece orquestras em comunidades afrodescendentes. “Naquele período de 2011 a 2016, a Orquestra Popular Brasileira se apresentou com quase todos os artistas locais, inclusive os desconhecidos pelo público. Agora, vamos fazer a mesma coisa com a Afrosinfônica…”, comenta.

A presença da orquestra na reabertura do complexo cultural fortalece a parceria com a organização social Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques. Com sede no Pelourinho, a entidade que abriga a orquestra se dedica à formação musical e à valorização das culturas afro-brasileiras. O maestro acredita que a Cidade do Saber “vai revolucionar de novo”, trazendo um “olhar inspirador” para a cidade.