Após o sucesso no Carnaval de Salvador, com apresentações nos formatos de bloco, pipoca e o tradicional desfile do Bloco Mirim no Pelourinho, a Escola Olodum reafirma seu compromisso com a educação e a inclusão social, missão que desempenha desde 1983. Na última segunda-feira (10), o grupo esteve em Natal para o lançamento de iniciativas da SECADI/MEC, incluindo a Rede Nacional de Cursinhos Populares e o PartiuIF, além da criação de um prêmio para cursinhos com melhor desempenho.
Os jovens da Escola Olodum fizeram ecoar seus tambores, levando a força e a representatividade da instituição a esse evento de grande relevância, que contou com a presença da titular da SECADI, Zara Figueiredo, e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Em 2025, a Escola Olodum, ao lado de Ilê Aiyê, Instituto Mãe Hilda, Casa da Ponte, Muzenza, Malê Debalê e Bankoma, contarão com o apoio da SECADI para a implementação de seus projetos socioeducativos. Essas iniciativas, que há décadas formam cidadãos e transformam vidas nas comunidades de Salvador e região metropolitana, ganham novo fôlego para expandir seu impacto.
A delegação baiana esteve representada por mais de uma dezena de instituições comprometidas com a educação e a cultura periférica, incluindo a Casa do Hip-Hop Bahia, Coletivo Fluições (Ilhéus), Fala Comunidade (Passé), Move Potências da Quebrada (Salvador) e Agência de Notícias das Favelas, entre outras.