Olodum, grupo baiano nascido em 25 de abril de 1979, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, Bahia. Em 45 anos de história celebra o fato de ser um dos maiores ícones musicais do Brasil e a preservação e propagação da cultura baiana pelo mundo.
Considerado como um movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 80, o Olodum perpassa gerações. Nas suas canções, músicas de rua, do Carnaval, cultuam a paz, o amor, a luta contra todos os tipos de preconceito, a exemplo do machismo e racismo, além de propagar a cultura de povos africanos.
Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, o Olodum traz o seu samba-reggae uma roupagem moderna, mantendo as características percussivas, mas com forte referência da atual produção musical africana, utilizando diversos elementos como o Afrobeat, dub, raggamuffin e reggaeton como inspiração. O repertório terá novas canções e também os grandes sucessos que consagraram o grupo, como: Faraó Avisá la, Rosa, Deusa do Amor, Protesto Olodum e Vem Meu Amor e a música de trabalho em 2024 Vou descer de Olodum.
Na sua trajetória já se apresentou na Argentina, EUA, Chile, Canadá, França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, África do Sul, Gana, Costa do Marfim, estando em mais de 45 países, uma das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e no exterior. No Brasil já esteve em todos os estados em cidades como São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Macapá e Belém.
O sucesso internacional atraiu para shows e parcerias nomes como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Alpha Blondy, Ziggy Marley, FatBoy Slim, The Platters, Sea, PitBull, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Ivete, Cidade Negra, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Péricles, Luan Santana entre outros.
Com a bandeira do samba-reggae, o Olodum celebra o fato de manter público de diferentes idades, conquistando cada vez mais seguidores nas suas redes sociais. Considerado patrimônio imaterial de Salvador, a banda se renova e é sucesso em todas as suas apresentações. Sendo a atração ideal para diferentes tipos de eventos.
Neste universo, o Olodum celebra todos esses anos de gestação do samba-reggae, da cultura e da liberdade, com anseios de promover a paz e o desenvolvimento de uma mentalidade de diversidade humana por meio da reeducação dos símbolos e mitos.
Redes Sociais
Site: https://olodum.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/olodum_oficial/?hl=en
Facebook: https://www.facebook.com/olodum.oficial/
Twitter: https://twitter.com/olodum?lang=en
YouTube: www.youtube.com/tvolodum